Maringá espera fazer grande campanha no Campeonato Paranaense
O Maringá entra no Campeonato Paranaense 2022 com o objetivo bem definido: melhorar o retrospecto recente da equipe e se afirmar, definitivamente, como no cenário estadual. Confira no especial desta segunda-feira (17), produzido pelo Portal RICMais, como vem o Tricolor da Cidade Canção para a disputa da competição.
Com 11 anos de existência, o clube irá para sua sétima participação na elite estadual. O melhor resultado até hoje, foi o vice-campeonato de 2014, quando foi derrotado pelo rival Londrina, nas penalidades máximas. No entanto, nos últimos anos, o Tricolor da Cidade Canção tem oscilado entre primeira e segunda divisão estadual.
Em 2020, o Maringá foi vice-campeão da divisão de acesso. Já em 2021, a equipe não fez um Campeonato Paranaense de destaque. Na primeira fase, terminou na sétima colocação, mas foi eliminado nas quartas de final pelo FC Cascavel.
Com o desempenho aquém do esperado, a equipe não conseguiu vagas para as competições nacionais em 2022. Com isso, o objetivo na atual temporada é garantir, ao menos, uma vaga na Série D em 2023.
- Leia também: https://ric.com.br/futebol/athletico-confira-como-furacao-chega-para-a-disputa-do-campeonato-paranaense/
- Leia também: https://ric.com.br/futebol/azuriz-vai-para-o-segundo-paranaense-com-menos-de-quatro-anos-de-fundacao/
- Leia também: https://ric.com.br/futebol/cianorte-entra-no-campeonato-paranaense-2022-disposto-a-melhorar-o-retrospecto-da-ultima-temporada/
- Leia também: https://ric.com.br/futebol/maior-campeao-estadual-coritiba-inicia-o-campeonato-paranaense-com-reforcos-para-a-temporada/
- Leia também: https://ric.com.br/futebol/fc-cascavel-entra-no-campeonato-paranaense-buscando-a-afirmacao-estadual/
- Leia também: https://ric.com.br/futebol/conheca-a-historia-do-londrina-atual-campeao-paranaense-e-uma-das-maiores-forcas-do-estado/
O elenco
O elenco do Maringá mescla jogadores jovens e experientes. A equipe reformulou bastante o plantel da última temporada. Das contratações anunciadas, destacam-se os goleiros Dheimison, 32 anos, e que defendeu a equipe em 2017 e Guilherme Boza, 26 anos, vice-campeão da divisão de acesso pelo União Beltrão.
Também chegaram o zagueiro Gustavo Vilar, 21 anos; o lateral-direito Marcos Vinicius, 24 anos (ex-Vilafraquense, de Portugal); o lateral-esquerdo Raphinha, 22 anos (revelado pelo Internacional).
Além deles, os volantes Bruno Luiz, 22 anos (revelado pelo Paraná Clube), João Denoni, 27 anos (ex-Aimoré-RS); os meias Guilherme de Castro, 26 anos (ex-Ferroviária-SP) e Anderson Ceará, 22 anos, (emprestado pelo Santos) e o atacante Lucão, 22 anos, que veio do Cianorte.
Os destaques, porém, ficam por conta de dois nomes: o volante Matheus Bianqui e o atacante Alemão. O volante teve 50% do passe adquirido junto ao Londrina, e assinou um contrato válido até 2025, naquela que foi a primeira compra realizada pelo Tricolor da Cidade Canção em toda sua história.
Já o experiente atacante, de 32 anos, retorna ao Maringá como a principal referência. Revelado pelo Santos, o jogador defendeu equipes tradicionais do futebol nacional, como Figueirense, Ponte Preta, CSA, Chapecoense, Guarani e Paraná Clube, pelo qual conquistou o acesso à Série A em 2017.
O comandante
Ficará a cargo de Jorge Castilho, 39 anos, a responsabilidade em comandar o Maringá no Campeonato Paranaense. Um dos mais novos treinadores da competição, ele já conhece o clube, pois irá para a sua segunda temporada no Tricolor da Cidade Canção.
Em 2021, o treinador comandou a equipe em nove partidas, com três vitórias conquistadas, além de cinco empates e uma derrota.
O estádio
O Estádio Willie Davids seguirá sendo a casa do Maringá na disputa do Campeonato Paranaense 2022. Com capacidade para 20.600 pessoas, o palco é um dos mais tradicionais do estado.
A expectativa é de que o local seja um alçapão para a equipe conseguir bons resultados na competição, e alcançar os objetivos traçados na temporada.
Preparação
O Maringá iniciou a pré-temporada no dia 29 de novembro. Com quase dois meses de preparação, a equipe teve bastante tempo para focar na parte física e técnica dos atletas. Até o momento foram realizados jogos treinos, contra Cianorte (2x), FC Cascavel (2x) e Marília.
E o retrospecto é positivo, com dois empates contra o Cianorte, duas vitórias contra o FC Cascavel e um triunfo sobre o Marília.
A estreia no Campeonato Paranaense será no “Clássico do Café”, contra o Londrina, no próximo sábado (22), às 19h, no Estádio do Café.