Morre aos 77 anos, Barcímio Sicupira, ídolo do Athletico Paranaense
Morreu neste domingo (07), aos 77 anos, Barcímio Sicupira Júnior, maior artilheiro do Athletico Paranaense. Sicupira, além do Furacão, onde foi ídolo, jogou em clubes como Botafogo e Corinthians. O ex-jogador estava em Curitiba, quando faleceu durante a tarde, após se recuperar em casa de uma cirurgia no pulmão.
O chamado ‘craque da 8’, nome que fazia referência ao número da camisa que jogava, atuou como comentarista de futebol em rádio e televisão, com passagens pela Rádio Banda B e pela Rede CNT.
No Athletico, jogou entre os anos de 1968 e 1975, com um hiato em 1972, quando foi emprestado ao Sport Club Corinthians Paulista, em 72. Sicupira jogava no meio-campo e marcou 158 gols pelo rubro-negro paranaense, além de ser considerado um dos maiores jogadores do rubro-negro paranaense.
O Athletico Paranaense emitiu o seguinte comunicado:
Hoje é um dia de luto para o Athletico Paranaense e de tristeza indescritível para toda a torcida rubro-negra. Nosso maior artilheiro, o histórico Craque da 8, nos deixou. Assim como o seu legado, nossa saudade será eterna. Obrigado por tudo, Sicupira.
Escreveu a página oficial do clube no Twitter
A prefeitura municipal de Curitiba decretou luto oficial de um dia pela morte de Sicupira. “Perdemos hoje o lendário jogador de futebol Barcímio Sicupira, um orgulho de Curitiba e um dos grandes nomes do futebol paranaense. Vá em paz bom amigo. Descanse em paz”, disse o prefeito Rafael Greca. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), que é torcedor do Athletico, também lamentou a perda: “Domingo triste para o esporte paranaense com o falecimento de Sicupira, ídolo no Paraná e admirado em todo o Brasil. Um homem que deixou marca no nosso futebol e ajudou a fortalecê-lo no país”.
Já o Corinthians, clube onde também jogou, escreveu:
O Corinthians lamenta a morte do saudoso meia Sicupira, aos 77 anos. Ele atuou 22 vezes com a camisa corinthiana na década de 1970, marcando 4 gols. Aos amigos, fãs e à familia do paranaense, o nosso abraço no luto e o desejo de muita força a todos.
Clube paulista Twitter
O Coritiba, rival do Furacão, também lembrou do ídolo rival:
O Coritiba Foot Ball Club lamenta, com pesar, o falecimento do ex-jogador Barcímio Sicupira Júnior, aos 77 anos, neste domingo (07), um dos grandes nomes do futebol paranaense, e maior artilheiro da história do Athletico Paranaense.
Escreveu o clube nas redes sociais
O técnico do Athletico, Alberto Valentim, que também jogou no clube falou sobre a morte do ídolo em entrevista coletiva:
Ficamos muito tristes. Todos os athleticanos acabaram perdendo um grande ídolo. Meus sentimentos à família e aos amigos mais próximos. Eu tive o prazer de conhecê-lo em 1996, em transmissões, em programas esportivos […]. É a perda de um grande ídolo e de uma grande história
Disse o treinador após a vitória sobre o Red Bull Bragantino por 2 a 0, em Bragança Paulista
O jornalista Greyson Assunção, coordenador de esportes da Rádio Banda B, falou sobre a convivência com o ex-jogador e comentarista nos últimos 10 anos:
Aprendi muito de rádio, aprendi muito de futebol, mas o mais legal que eu aprendi com o Sicupira foi de vida. O Sicupira me ensinou e me deu muitos conselhos de vida. Esse é o principal legado que fica pra minha vida. Eu quero poder ter na minha vida pelo menos um pouco da ‘forma Barcímio’ de viver
Conta em entrevista ao RIC Mais
O velório de Barcímio Sicupira Júnior, ‘Craque da 8’, será na Arena da Baixada entre às 12 e 16 horas de segunda-feira (08). Na parte da manhã, a cerimônia será fechada para parentes e amigos. O corpo será cremado ao final da tarde.