O dia 17 de maio é considerado o Dia Internacional Contra a Homofobia, data de extrema importância no combate ao preconceito. Neste domingo, diversos clubes brasileiros publicaram mensagens de inclusão, pedindo respeito e empatia, nas redes sociais.
Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos deixaram a rivalidade de lado e se manifestaram contra a homofobia. O Timão e o Alviverde mandaram mensagens sobre a desconecção do preconceito no futebol. Já o Tricolor e o Peixe pediram amor, respeito e empatia.
Flamengo e Vasco também se posicionaram neste domingo. O Rubro-Negro publicou que “respeito e igualdade são deveres”, enquanto o Cruz-Maltino afirmou que “o amor deve prevalecer sempre”. Em Minas Gerais, o Cruzeiro mostrou repúdio à homofobia e o Atlético-MG escreveu que todas as formas de amor são válidas no clube.
A dupla Grenal foi outra que marcou presença no Dia Internacional Contra a Homofobia. O Grêmio reforçou a luta pela aceitação da diversidade e conscientização contra todo tipo de preconceito. Já o Internacional afirmou que todos são aceitos com a camisa colorada, com exceção dos preconceituosos, e explicou a origem da data.
Há 30 anos, no dia 17 de maio de 1990, a OMS deixou de considerar a homossexualidade um transtorno mental. Fundamental na luta contra o preconceito, o marco é hoje lembrado como Dia Internacional contra a Homofobia.
Saiba mais sobre a data: Bahia, Sport e Fortaleza foram os outros clubes da Série A do Campeonato Brasileiro que não deixaram a data passar em branco. Os dois Tricolores publicaram vídeos contra o preconceito, enquanto o Rubro-Negro reiterou que homofobia é crime.