Pablo perde pênalti e Athletico é derrotado pelo Libertad por 1 a 0
Na noite desta terça-feira (26), Libertad-PAR e Athletico, se enfrentaram, no Estádio Defensores del Chaco, pela terceira rodada do Grupo B da Copa Libertadores.
O Furacão não fez uma boa partida. Longe disso. A exibição em Assunção foi a pior sob o comando de Fábio Carille, e uma das mais fracas da temporada. Com dificuldades para atacar, e uma falha na defesa, o Rubro-Negro não teve chances, e no reencontro com os paraguaios, após 17 anos, foi derrotado por 1 a 0, gol marcado pelo volante Riveros, aos onze minutos do segundo tempo.
Com o resultado, o Libertad assume a liderança isolada da chave, com sete pontos. O Athletico, que conheceu o primeiro revés na competição, fica na vice-liderança, com quatro, mas aguarda o resultado do jogo entre The Strongest x Caracas, ambos com um ponto, e que se enfrentam nesta quarta-feira (27). Caso haja um vencedor no duelo, o Furacão poderá cair para a terceira posição.
Na próxima rodada, a quarta do Grupo B da Copa Libertadores, os dois clubes jogarão como visitante. O Libertad vai até a Venezuela, encarar o Caracas, no Estádio Olímpico de La UCV, no dia 3 de maio, às 19h15. No mesmo dia e horário, o Athletico viaja até a Bolívia, para encarar o The Strongest, no Estádio Hernando Silles.
LIBERTAD 1 X 0 ATHLETICO
A partida começou aberta, com as duas equipes buscando jogo. A primeira chance foi do Libertad. Aos 14, Cardozo finalizou de primeira, mas parou em Bento, que fez grande defesa e salvou o Athletico. O Furacão respondeu aos 19. David Terans tocou para Vitinho, que bateu colocado. A bola passou muito perto da trave de Martín Silva.
Após a intensidade inicial, porém, o jogo passou a ficar equilibrado, mas truncado, principalmente no meio campo. As equipes ariscavam em chutes de longe, mas que não levavam muito perigo. O Libertad ainda teve uma chance no último lance do primeiro tempo, em chute de Marlini, mas que foi pela linha de fundo. Com isso, o placar não foi alterado nos primeiros 45 minutos, que no geral, foram fracos tecnicamente.
O técnico Fábio Carille promoveu as entradas de Erick e Marlos, para tentar mudar o panorama do Athletico na partida. No entanto, quem conseguiu abrir o placar foi o Libertad. Aos 11, Bogarín cruzou, a defesa não afastou, e a bola sobrou para Riveros, que ajeitou e tocou de calcanhar, fazendo um lindo gol no Defensores del Chaco.
Aos 19, Enciso teve a chance de ampliar para os paraguaios, mas parou em Bento. O Furacão havia sentido o golpe, e não conseguia criar nada para mudar o resultado. No entanto, graças a Canobbio, o Rubro-Negro teve a chance do empate.
Aos 32, o uruguaio chutou, a zaga cortou, e a bola ficou com ele, que foi derrubado na área por Diego Viera. O árbitro Gustavo Tejera marcou a penalidade máxima. Porém, não era para ser a noite do Athletico. Pablo foi para a cobrança, mas bateu fraco e rasteiro, no canto esquerdo de Martín Silva, que encaixou a bola e fez defesa tranquila, para garantir a importante vitória do Libertad diante de sua torcida.
Ficha Técnica
Copa Libertadores
Grupo B – Terceira rodada
Libertad: Martín Silva; Mayada, Diego Viera, Barboza e Samudio; Bareiro (Vilalba 2ºT/09″), Riveros, Ramon Martínez (Caballero 2ºT/24″) e Bogarín (Bocanegra 2ºT/37″); Marlini (Melgarejo 2ºT/09″) e Óscar Cardozo (Enciso 2ºT/09″)
Técnico: Daniel Garnero
Gols: Riveros (2ºT/11″)
Cartões amarelos: Bareiro (1ºT/22″)
Athletico: Bento; Orejuela (Vitor Bueno 2ºT/17″), Matheus Felipe, Pedro Henrique e Abner; Bryan García, Christian (Erick 2ºT/00″) e David Terans (Marlos 2ºT/00″); Canobbio, Marcelo Cirino (Pablo 2ºT/17″) e Vitinho (Pedro Rocha 2ºT/29″)
Técnico: Fábio Carille
Gols:
Cartões amarelos: Christian (1ºT/13″); Bryan García (2ºT/09″); Vitinho (2ºT/26″); Pablo (2ºT/38″)
Local: Defensores del Chaco, em Assunção (Paraguai)
Data: 26/04/2022
Horário: 19h15
Árbitro: Gustavo Tejera (URU)
Assistentes: Andrés Nievas (URU) e Pablo Llarena (URU)
Quarto árbitro: Christian Ferreyra (URU)