Flamengo x Palmeiras será a 5ª final entre times do mesmo país na Libertadores

Publicado em 30 set 2021, às 13h35. Atualizado às 13h51.

Está definida mais uma final brasileira na história da Libertadores. Flamengo Palmeiras irão disputar a taça no dia 27 de novembro, em Montevidéu, no Uruguai. E esta será apenas a quinta vez que times do mesmo país se enfrentam na grande decisão do torneio, que é disputado desde 1960.

A primeira vez que isso aconteceu foi em 2005, quando o São Paulo superou o Athletico por 4 a 0 no jogo da volta e conquistou o seu tricampeonato. No ano seguinte, o Tricolor encontrou mais um conterrâneo. Dessa vez foi o Internacional, que levou a melhor por 4 a 3 na soma dos placares.

A partir de 2007, porém, a Conmebol criou uma regra para evitar que clubes da mesma nação disputassem a final. Os embates deste tipo ocorriam, no máximo, até a semifinal. Entretanto, a entidade voltou atrás em 2017 e desfez a medida.

E não demorou para que a disputa da taça voltasse a ser protagonizada por compatriotas. Em 2018, foi a vez de Boca Juniors e River Plate travarem um clássico na decisão  Depois de um empate de 2 a 2 na Bombonera no jogo de ida, a volta precisou ser realizada no Santiago Bernabéu, na Espanha. Isso porque torcedores Millonarios atacaram o ônibus dos atletas Xeneizes na chegada ao Monumental de Nuñez. Depois de todo o imbróglio, o River venceu por 3 a 1 em solos espanhóis e ergueu o troféu.

Já na Libertadores 2020, que teve a sua final adiada para o dia 31 de janeiro de 2021 devido a pandemia da Covid-19, o Palmeiras derrotou o Santos por 1 a 0 em final única no Maracanã para se consagrar bicampeão da competição continental.

Agora, o Verdão espera conquistar o tri em mais uma final brasileira, dessa vez contra o Flamengo. A decisão, que reúne os dois últimos campeões do torneio, está marcada para o dia 27 de novembro, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.

Mostrar próximo post
Carregando