Paraná Clube acumula marcas negativas e encerra 2020 com apenas 13 vitórias
O Paraná Clube encerra um ano para ser esquecido. Acumulando inúmeras marcas negativas, o Tricolor irá terminar 2020 dentro da zona de rebaixamento e muito próximo de um inédito rebaixamento à Série C.
Dentre as tantas marcas negativas desta temporada, algumas são de se destacar. O Paraná Clube possui a segunda pior defesa da Série B, com 42 gols sofridos em 31 partidas. O clube ficou 10 partidas sem vencer, com oito derrotas seguidas. São apenas duas vitórias nos últimos três meses.
Esses péssimos números contribuíram muito para a derrocada paranista na competição. O Paraná Clube, que chegou a liderar a Série B, e permaneceu no G4 durante 12 rodadas, despencou na tabela e vê o rebaixamento à Série C, cada vez mais próximo.
Porém, outra marca chama a atenção. O Tricolor tem apenas 13 vitórias no ano, contando todas as competições que disputou (Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e Série B).
Foram três vitórias no estadual, duas na competição nacional, e oito na segunda divisão. É o menor índice de vitórias do Paraná Clube em uma única temporada, em toda sua história.
Em 2011 e 2016, anos nos quais o clube foi rebaixado para a segunda divisão estadual e flertou com a Série C, foram 21 e 20 vitórias respectivamente.
Melhorar tais números será necessário para tentar reverter a situação. Com apenas mais sete jogos a disputar, o Paraná Clube precisa vencer pelo menos quatro, para ter chance de escapar da queda.
O risco de rebaixamento está em 74,2%, segundo o Departamento de Matemática da UFMG.
O Paraná Clube só volta a campo em 2021, no dia 04 de janeiro, às 17h, na Vila Capanema, contra o Botafogo-SP, pela 32ª rodada da Série B. A distância para o Figueirense, primeiro time fora da zona da degola, é de três pontos (32 x 35).