Paraná Clube completa 31 anos de história
Este sábado (19) é um dia muito especial para a torcida paranista. Há 31 anos, nascia o Paraná Clube, fruto da união entre Pinheiros e Colorado, dois times tradicionais do futebol paranaense
Rapidamente a ação arrojada de seus fundadores deu status de “clube do ano 2000” à nova instituição. Em seus dez primeiros anos de vida, o Paraná Clube se consagrou como o time do futebol paranaense a ser batido.
O Tricolor precisou de apenas três anos para ir da terceira divisão à elite nacional. Durante essa trajetória vitoriosa, o Tricolor da Vila conquistou seis campeonatos estaduais – incluindo um pentacampeonato- e o bicampeonato da Série B em 1992 e 2000.
Posteriormente, na década seguinte, levantaria outro troféu estadual, em 2006, mesmo ano em que conquistaria uma inédita classificação para a Libertadores.
Celeiro de craques, o Paraná Clube revelou para o mundo, jogadores como: Marcos, Ricardinho, Lúcio Flávio, Giuliano, Thiago Neves e Caio Júnior, dentre outros que marcaram época nos gramados Brasil a fora.
Nos últimos anos, o Paraná Clube viveu alguns momentos de dificuldade dentro e fora de campo.
Houveram, no entanto, momentos marcantes, como a vitória de virada na Copa do Brasil de 2017, contra o Atlético-MG; a partida contra o Internacional, na Série B de 2017, na Arena da Baixada tomada pelos torcedores paranistas; o acesso a Série A em 2017; e mais recentemente, a vitória e classificação épica na Copa do Brasil 2020, contra o Bahia de Feira, quando o Tricolor fez três gols nos últimos dez minutos de partida.
Em 2020, os resultados dentro de campo não estão saindo como o esperado. O Paraná Clube ainda corre riscos de rebaixamento para a Série C. Precisa conquistar quatro vitórias em nove partidas. Isso, no entanto, não diminui em nada o que é o Tricolor da Vila.
Há muitos motivos para comemorar e acreditar neste clube, que como diz em seu hino, é fruto de luta e união. A verdadeira alegria do povo! Parabéns, Paraná Clube! Que as vitórias de outrora sirvam de inspiração para o futuro, pois, como diz seu hino: já nasceste gigante!