Conselho Deliberativo do Paraná Clube autoriza mudança para Sociedade Anônima do Futebol (SAF)
A noite de segunda-feira (17) pode ter sido histórica para o Paraná Clube. Em reunião realizada de forma virtual, o Conselho Deliberativo do Tricolor, por maioria dos votos, autorizou a mudança para Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Ao todo, 81 conselheiros presentes participaram da votação. Foram 67 votos a favor e dois contra. Também houveram 11 abstenções e um voto não registrado. Com isso, o Tricolor segue a tendência do futebol nacional, e agora, constituirá o modelo de clube empresa.
Agora, o Conselho Deliberativo do Paraná Clube irá trabalhar e discutir o modelo de SAF que será constituído futuramente. Segundo o Tricolor divulgou, em seu site oficial, “todo o processo ocorrerá de forma transparente, observando-se o Estatuto Social do Paraná Clube, os limites de sigilo exigidos para que o melhor negócio seja obtido”.
Nas próximas semanas, o Conselho Deliberativo do Paraná Clube irá convocar uma Assembleia Geral com os sócios, para que a mudança seja aprovada ou descartada. Por ora, não há nenhuma proposta de investidor, mas um escritório de Advocacia está cuidando do processo.
Sociedade Anônima do Futebol (SAF)
A Lei Federal nº 14.193/2021 que autoriza as instituições esportivas a se transformarem em clube empresa foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em agosto de 2021.
A mudança para SAF permite que as instituições funcionem como uma empresa, podendo receber fundos de investimentos nacionais e internacionais, lançamento de ações em bolsas de valores, entre outras possibilidades.
O modelo de clube empresa tem sido a tendência desde o final da última temporada. Clubes como Cruzeiro e Botafogo foram um dos primeiros a aprovarem, e inclusive, já tem novos investidores (Ronaldo Nazário, na Raposa e John Textor, no Fogão).
Além do Paraná Clube, os rivais da capital, Athletico e Coritiba, a Chapecoense, o Cuiabá e o Figueirense foram alguns dos clubes que também aprovaram a mudança para SAF. Outros, como o Vasco, estudam adotar o modelo.
Aumento no quadro de sócios
O Paraná Clube também tem outro motivo para comemorar. Nesta semana, o Tricolor alcançou o número de 3.005 associados, bem significativo se comparado há seis meses, quando haviam apenas 1.240 sócios.
O pedido para os torcedores se associarem sempre foi corroborado pelo presidente Rubens Ferreira, eleito em setembro. Ele havia colocado como meta, atingir 3 mil associados. O plano de sócios foi reformulado, e o torcedor tem dado a resposta. A expectativa agora é chegar ao número de 4 mil associados.
Ao torcedor que desejar se associar ao Tricolor, basta acessar o site https://www.paranaclube.com.br/socio-prc/planos e escolher. Há planos a partir de R$ 19,89 por mês.
Sem ver o Paraná Clube no estádio há quase dois anos, a torcida Tricolor está próxima de matar a saudade. A estreia no Campeonato Paranaense será no próximo domingo (23), às 16h, no clássico contra o Athletico, na Arena da Baixada. As vendas de ingressos devem começar na quarta-feira (19).