Paraná Clube soma baixíssimo aproveitamento nas últimas temporadas
Em uma crise que parece não ter fim, o Paraná Clube segue acumulando marcas negativas dentro de campo. Rebaixado à Série Prata do Campeonato Paranaense pela segunda vez na história, o clube tem somado um baixíssimo aproveitamento nas últimas temporadas.
Utilizando como recorte os anos de 2021 e 2022, que ficaram marcado negativamente na história Tricolor, a equipe disputou 44 partidas, válidas pelo Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e Série C. No total, foram apenas nove vitórias, além de outros nove empates e incríveis 26 derrotas, o que dá um aproveitamento de apenas 27,27%.
Muito desse número ruim se deve ao atual Campeonato Paranaense. O Paraná Clube, que em nenhum momento conseguiu se encontrar na competição, terminou na lanterna, com míseros quatro pontos e um aproveitamento pífio de 12,1%, que representa, de longe, uma das piores campanhas da história de uma equipe no estadual.
Outro ponto que chama a atenção, negativamente, foi o desempenho nas competições nacionais. Na Copa do Brasil, duas eliminações precoces logo na primeira fase, com duas derrotas. Na Série C, mais dez derrotas, que foram determinantes ao rebaixamento à Série D.
Última chance
O Paraná Clube terá mais de um mês de “folga”, para juntar os cacos e tentar dar a volta por cima na Série D, que se antes, era uma “obsessão”, agora passa a ser uma “obrigação”. O Tricolor precisa ter sucesso na competição, pois caso contrário, não terá calendário nacional até 2025, no mínimo.
Serão 14 rodadas na fase de classificação, mais os confrontos de mata mata. Ao todo, o Tricolor poderá disputar mais 24 partidas na temporada, caso chegue até uma hipotética final, obviamente.
Nos próximos dias, mudanças deverão ser anunciadas pela direção do Paraná Clube. Do elenco que participou do vexame no estadual, poucos deverão ficar para à Série D.
Além disso, uma nova comissão técnica será montada, pois Rodrigo Cascca, que havia sido efetivado até o fim do estadual, pediu o desligamento antes mesmo da goleada de 4 a 0 sofrida para o Rio Branco, na despedida da elite.
As contratações, novamente, ficarão à cargo da LA Sports, parceira do clube na temporada e que, assim como a instituição, precisa dar uma resposta à torcida na competição nacional, após o desempenho fraquíssimo apresentado neste início de temporada.
O Paraná Clube estreia na Série D no final de semana do dia 14 de abril, diante do Oeste, na Arena Barueri. Também compõem o Grupo 7 o Cianorte, Nova Iguaçu-RJ, Pérolas Negras-RJ, Portuguesa-RJ, Santo André-SP e São Bernardo-SP.