Penúltima rodada do Campeonato Espanhol terá todos os jogos no mesmo horário
Este fim de semana marca a penúltima rodada da temporada do Campeonato Espanhol, e muita coisa ainda está em jogo, desde a corrida pelo título, passando pelas vagas às competições europeias até a intensa luta contra o rebaixamento. Todos os 10 jogos serão disputados às 13h30 (de Brasília) de domingo, para garantir que nenhuma equipe sofra desvantagem por jogar antes ou depois de um de seus rivais diretos.
Foto: Divulgação/La Liga
Na corrida pelo título, restam apenas três equipes com chances de levantar o troféu e o Atlético de Madrid é quem lidera. Os Colchoneros recebem o Osasuna no Wanda Metropolitano e será possível garantir o campeonato neste mesmo fim de semana.
O Atlético está com 80 pontos e o Real Madrid a seguir com 78, uma vitória Colchonera e um tropeço Merengue, no embate diante do Athletic Bilbao, fora de casa, selaria matematicamente o primeiro título do Atleti desde 2014. No entanto, o Real acabou de golear o Granada por 4 a 1 no meio da semana e vem embalado.
O Barcelona, por sua vez, com 76 pontos, ainda tem chances de vencer o torneio, mas deve vencer neste final de semana ou entra na última rodada sem possibilidade de terminar em primeiro. No entanto, não será fácil para o Barça, que vai receber o Celta de Vigo no Camp Nou, com a equipe de Eduardo Coudet, ex-Internacional, vindo de quatro vitórias consecutivas, enquanto continua buscando a qualificação para a Europa.
O Villarreal é uma das equipas que se encontram atualmente nas posições europeias que o Celta tenta agarrar, e o Submarino Amarelo tem um encontro complicado neste domingo, ao receber o Sevilla. Mesmo que o time de Lopetegui não tenha mais a possibilidade de conquistar o título, estando a seis pontos do líder Atletico de Madrid, e perdendo no critério de desempate (que é o confronto direto), o clube andaluz ainda tem muito pelo que jogar, pois terminar à frente do Real Madrid valeria a entrada para a Supercopa da Espanha do próximo ano.
Na parte inferior da LaLiga Santander, a briga contra o rebaixamento segue intensa, já que apenas cinco pontos separam o 15º colocado Alavés (com 35 pontos) do 20º colocado Eibar (com 30 pontos). Entre os dois, o Getafe está em 16º, com 34 pontos, o Huesca está em 17º, com 33, o Real Valladolid em 18º, com 31 e o Elche em 19º, com 30.
O Eibar viaja para encarar o Valencia, onde se espera um pequeno número de torcedores. A equipe da última posição tem um bom registo frente aos Che, com cinco vitórias, quatro empates e quatro derrotas em 13 encontros da primeira divisão.
O Elche tentará manter vivas as suas esperanças de sobrevivência na elite ao visitar uma das equipes que encontrou na segunda divisão da temporada passada, o Cádiz, que já garantiu matematicamente a permanência no Espanhol.
O Real Valladolid, que está há 10 jogos sem vencer, visitará a Real Sociedad, que disputa a vaga na Liga Europa. Enquanto isso, o Huesca vai tentar estender sua vantagem de dois pontos para a zona de rebaixamento quando for para a casa do Real Betis, uma das equipes que disputam uma posição na corrida europeia.
Tanto o Getafe como o Alavés têm jogos em casa, contra Levante e Granada, respectivamente.