Polêmica: arbitragem é assunto na primeira rodada do Brasileirão
O Campeonato Brasileiro mal começou e já está dando o que falar por conta de situações envolvendo o VAR e a arbitragem em geral em diversos jogos da primeira rodada, que foi disputada no último fim de semana.
Dentre todos os lances polêmicos, certamente o que mais chamou a atenção foi o da expulsão de Maguinho do Atlético Goianiense , nos últimos minutos da partida contra o Flamengo, o defensor acertou uma cotovelada em Bruno Henrique. Com a ajuda do VAR, o juíz Andre Luiz Skettino também marcou pênalti para a equipe carioca; nesta partida, a equipe Goianiense ainda contou com as expulsões do técnico Jair Ventura e do jogador Alix Vinícius.
A arbitragem também ganhou repercussão nos jogos entre Vasco X Grêmio e Corinthians X Atlético Mineiro. No Rio de Janeiro, um lance que chamou a atenção foi a checagem de pênalti para a equipe do Vasco da Gama, na qual a equipe de arbitragem desconsiderou penal e aplicou cartão amarelo por simulação ao atacante Rossi; já em São Paulo, muitos questionaram a expulsão do volante do Galo, Rodrigo Battaglia. A novidade em relação ao Árbitro de Vídeo, é a de que agora o juíz, usando um microfone, deve anunciar sua decisão para todo o estádio.
No início da tarde desta segunda-feira, o assunto foi amplamente debatido no Bate Pronto. Confira as opiniões do nosso time de comentaristas:
Alexandre Senechal: ” O zagueiro não tentou dar a cotovelada no Bruno Henrique, não fez por maldade, foi tentando pegar impulso. Só que sem querer também é pênalti… o lance foi acompanhado em todos os lados do campo, por isso foi marcado o pênalti”.
Felipe Dalke: ” Nem todos os Estádios tem a estrutura para que o árbitro anuncie. Em São Januário sim, mas no jogo entre Atlético Goianiense e Flamengo não teve decisão anunciada no auto falante. Teria que ser padrão.”
Linhares Jr. – ” O STJD precisa intervir neste tipo de coisa, punir o árbitro e o jogador. O árbitro pelo erro e o jogador pela agressão … aí o árbitro vai começar a pensar duas vezes na hora de tomar a decisão dentro do campo”.
Vale lembrar que todas as decisões dos lances que tiveram a consulta do VAR estão disponíveis no site da Confederação Brasileira de Futebol .