Polícia proíbe entrada de faixas provocativas em clássico Atlético-MG x Cruzeiro
Torcidas terão várias restrições no clássico mineiro. Foto: Divulgação/Atlético-MG
Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentam pelo Estadual neste sábado, mas o clássico já começou fora dos gramados. Representantes das duas equipes compareceram à sede da Federação Mineira de Futebol e decidiram que materiais provocativos serão vetados.
Entre as “provocações”, ficou definido pela Polícia Militar que, menções à letra B, fazendo alusão ao rebaixamento do Cruzeiro, serão vetadas. Segundo a PM, isso poderia “acirrar os ânimos”. Outro ponto que chamou a atenção foi a divisão da torcida no estádio. O Galo ficará com 90% do Mineirão, enquanto a Raposa terá apenas 10%.
O Cruzeiro aprovou a medida, alegando que ela favorece a segurança dos torcedores que irão ao estádio. Já o Atlético-MG se posicionou contra a decisão. Segundo o clube, não cabe ao poder público cercear manifestações da torcida. O vice-presidente do Galo, Lásaro Cândido, deu declarações sobre o assunto através de seu Twitter, chamando a decisão de “censura absurda”.
A PM “proibiu” o torcedor do ATLÉTICO de portar no jogo de sábado qq “artefato” q tenha a imagem da “letra B”. Trata-se de proibição ilegal. O ATLÉTICO vai oficiar p q o Ministério Público tome as medidas legais urgentes p impedir essa censura absurda… pic.twitter.com/VWPJoQ4MvH
— Lásaro Cândido (@lasaroccunha) March 3, 2020
Além de censurar as provocações, outras medidas foram tomadas para o clássico. As organizadas do Cruzeiro estão proibidas de entrar no estádio, enquanto as do Galo não poderão levar mastros, bandeiras, faixas ou instrumentos. Também não será permitido que o Cruzeiro tenha um “mascote humanizado”.
Com muitas restrições, Atlético-MG e Cruzeiro entram em campo neste sábado, às 19h00, no Mineirão. No momento, a Raposa está em 4º lugar no Campeonato Mineiro com 14 pontos. O Galo é o 5º, e tem dois pontos a menos. A equipe que vencer o clássico fica na zona de classificação para as semifinais e deixa o adversário em situação delicada na tabela. Este será o primeiro clássico com mando do Atlético no Mineirão desde a reinauguração do estádio em 2013.