Quem era Juan Izquierdo, jogador que morreu após desmaiar em jogo contra o SPFC

Juan Izquierdo, jogador uruguaio, deixa esposa e dois filhos, uma menina de oito anos e um bebê recém-nascido

Publicado em 28 ago 2024, às 00h04.
POST 3 DE 9

Juan Manuel Izquierdo Viana, jogador do Nacional, do Uruguai, que morreu devido a complicações cardíacas após desmaiar em campo no jogo contra o São Paulo, deixa esposa e dois filhos, uma menina de 8 anos e um menino recém-nascido, de menos de um mês de vida.

Jogador uruguaio deixa esposa e dois filhos (Foto: Divulgação/ @nacional)

Conforme o secretário de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá, o jogador sofreu uma arritmia cardíaca detectada há dez anos. Izquierdo passou por exames quando tinha 17 anos e atuava na base do Atlético Cerro. “Ele passou por um eletrocardiograma. Juan tinha 17 anos, tinha uma pequena arritmia e foi informado”, afirmou Bauzá.

Trajetória do jogador Izquierdo

Nascido em Montevidéu, Izquierdo atuava profissionalmente desde 2018, quando estreou pelo Atlético Cerro, modesta equipe da capital uruguaia. Na temporada seguinte, o zagueiro se transferiu para o Peñarol, mas entrou em campo apenas em cinco jogos.

Em 2020, o atleta seguiu para o Montevideo Wanderers e, na sequência, ao San Luís, do México. No futebol mexicano, foi mal e sofreu com críticas da torcida, o que o fez retornar ao Montevideo Wanderers, pelo qual jogou até o fim de 2021. Em 2022, chegou ao Nacional pela primeira vez, em uma passagem traumática. Ele atuou apenas 13 minutos e sofreu uma fratura na tíbia.

O atleta voltou a jogar em 2023, no Liverpool-URU, clube em que mais se destacou. Izquierdo marcou três gols em 31 jogos e participou da campanha dos títulos do Campeonato Uruguaio e da Supercopa Uruguaia, mas não teve o contrato renovado e voltou ao Nacional em 2024. Na atual temporada, participou de 24 jogos e marcou um gol. Era titular da equipe treinada por Martín Lasarte até o trágico desmaio no MorumBis.

Juan estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde a última quinta-feira (22), após ter um mal súbito durante jogo contra o São Paulo, válido pelas oitavas de final da Copa Libertadores.

Leia mais:

Mal súbito em jogo

O jogador do Nacional caiu em campo em jogo contra o São Paulo por volta dos 39 minutos do segundo tempo. Inicialmente, Izquierdo foi diagnosticado com uma arritmia cardíaca e, depois, internado no Hospital Israelita Albert Einstein. A família e parte da delegação do Nacional acompanhavam o jogador na unidade de saúde. Ele chegou a receber visitas de colegas jogadores, mas não resistiu e teve morte confirmada nesta terça-feira.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.