Flamengo x Athletico: Relembre as participações do Furacão na Libertadores

Publicado em 19 out 2022, às 11h22. Atualizado às 11h33.

Em busca da glória eterna. Com oito participações em toda a história da Copa Libertadores da América, o Athletico PR está pela segunda vez na final da competição. No dia 29 de outubro de 2022 o Athletico enfrentará a equipe do Flamengo, em Guaiaquil, no Equador, pela final da competição.

Com oito participações, o furacão disputou 76 partidas de libertadores, com 35 vitórias, 14 empates e 27 derrotas. Foram 106 gols marcados e 98 sofridos.

Relembre as campanhas do time nas libertadores

  • 2000 – Na sua primeira participação na história da Copa Libertadores, em 2000, o então Atlético Paranaense garantiu vaga no mata-mata após terminar em primeiro lugar do Grupo 1, deixando o Nacional, Alianza Lima e o Emelec para trás. No mata-mata, a equipe foi derrotada nos pênaltis pelo Atlético-MG, por 5 a 4, nas oitavas de final.
  • 2002 – Após conquistar o título do Campeonato Brasileiro de 2001, o Furacão participou pela segunda vez da Libertadores. Nesta edição, porém, a equipe terminou em último lugar do Grupo 4, com cinco pontos, atrás do América de Cali, Olmedo e Bolívar.
  • 2005 – Campanha histórica! O Athletico avançou em segundo lugar no Grupo 1 da competição, atrás do Independiente Medelín pelo saldo de gols. No mata-mata, a equipe bateu o Cerro Porteño, nas oitavas, o Santos, nas quartas, e o Chivas, na semifinal. Mas, a equipe foi derrotada na final para o São Paulo, ficando com seu vice-campeonato.
  • 2014 – O Athletico garantiu vaga na primeira fase, após ter ficado em terceiro lugar no campeonato brasileiro, conquistando uma vaga na Pré-Libertadores. Onde, a equipe bateu o Sporting Cristal nos pênaltis para garantir vaga no Grupo 1 da competição. No entanto, a equipe não avançou para o mata-mata, já que terminou em terceiro lugar, com nove pontos.
  • 2017 – o Athletico, desbancou o Flamengo no Grupo 4 e avançou para o mata-mata. A equipe, porém, foi derrotada pelo Santos e ficou pelo caminho.
  • 2019 – Após conquistar o título da Copa Sul-Americana de 2018, o time conseguiu uma vaga direta na Libertadores em 2019. Aqui, a equipe avançou até às oitavas de final, quando foi batida pelo Boca Juniors, depois de avançar em segundo lugar do Grupo G.
  • 2020 – Campeão da Copa do Brasil de 2019, o Athletico garantiu uma vaga direta nos grupos da Libertadores, em 2020. Na ocasião, a equipe comandada por Dorival Júnior, Eduardo Barros e, depois, Paulo Autuori conseguiu caminhar até o mata-mata nas oitavas de final, quando foi derrotada pelo River Plate.
  • 2022 – Classificado para a fase de grupos da libertadores, após conquistar o título da Copa Sul Americana em 2021. A equipe do paranaense classificou em segundo no grupo B. No mata-mata da oitavas de final venceu o Libertad por 3 a 2 no agregado e avançou para as quartas, onde enfrentou o Estudiantes da Argentina vencendo por 1a0 e encarou o Palmeiras na semifinal, se classificando por 3a2 no agregado.
  • Agora o furacão enfrenta o Flamengo na decisão que acontecerá no Estádio Monumental, em Guaiaquil