Sem chances sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo, Alan foi anunciado oficialmente como reforço do Guarani na tarde desta sexta-feira. O jovem meia, vinculado ao Palmeiras até 2023, defenderá o time de Campinas até o final da Série B do Campeonato Brasileiro.
Conhecido como Alanzinho, o atleta esteve no Brinco de Ouro durante a manhã desta sexta e passou pelos exames médicos de rotina. Ele já assinou contrato e depende de ter sua situação regularizada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF para ficar à disposição da comissão técnica do Guarani.
Promovido ao time principal do Palmeiras nesta temporada, Alan participou apenas das duas partidas disputadas pelo time alviverde na Copa Flórida. Recentemente, questionado sobre o meia, Luxa explicou não ter visto nos treinos o suficiente para escalar o atleta em jogos oficiais.
“Se eu não coloquei, é porque o menino ainda não mostrou que merece uma oportunidade. As pessoas falam: ‘Ah, tem que colocar o Alanzinho’. Quero colocar, mas ele precisa me mostrar que merece no treinamento. Matando um leão por dia e correndo de dois”, disse o técnico à rádio 9 de Julho.
No Palmeiras, o jovem de 20 anos e 1,65m de altura enfrentava concorrência de Gustavo Scarpa, Lucas Lima, Raphael Veiga e Zé Rafael na meia. Pelo Guarani, terá mais chances para mostrar seu futebol e, eventualmente, retornar à equipe palestrina.
Alan frequentou as categorias inferiores da Seleção Brasileira e chegou a defender o time nacional como camisa 10 – o meia participou da campanha rumo ao bronze na edição de 2017 da Copa do Mundo Sub-17. Na base do Palmeiras, ele conquistou uma série de títulos e gerou expectativa na torcida.