Nesta sexta-feira, o Brasil derrotou o Chile por 1 a 0, no Estádio Nilton Santos, e garantiu vaga na semifinal da Copa América. O time comandado por Tite viu a situação ficar complicada após a expulsão de Gabriel Jesus no início do segundo tempo, porém o treinador acredita que sua equipe conseguiu controlar o adversário.
Na entrevista após a partida, o treinador revelou que já havia trabalhado um cenário com um jogador a menos em campo durante os treinamentos e explicou como posicionou o time após a expulsão de Jesus.
“Um dos nossos objetivos é antecipar situações de jogo. A gente antecipa também situações de jogar a menos. Não que nós queiramos isso, mas, por vezes, acontece pelas circunstâncias de jogo. Como hoje, em um acidente. A expulsão foi justa, mas ela foi acidental, não foi por maldade. Com um jogador a menos, temos duas possibilidades: nós orientamos em treinamento um 4-4-1 e um 4-3-2, conforme o resultado e a necessidade do jogo”, afirmou Tite.
“Como nós estávamos com o placar na frente, abrimos os dois extremos, com o Paquetá por dentro e Neymar mais avançado. Tem que marcar mais baixo, contra uma equipe que tem muito bom pé. São as duas equipes com mais posse de bola e trocas de passes na competição. Nós ficamos com uma situação mais atrasada, controlando a equipe do Chile e procurando o contra-ataque. Tanto é que tivemos mais finalizações nesse período, com oportunidades de ampliar o placar”, completou.
Tite voltou a criticar o estado do gramado de um jogo da Copa América. Dessa vez, o treinador implorou por um campo em melhores condições, para que os times possam desempenhar um melhor futebol.
“Enquanto técnico, fiquei contente com a classificação. Do outro lado, uma equipe com muito bom pé e muita qualidade, a bicampeã anterior da Copa América. Poderia ser um grande espetáculo, muito mais bonito. Duas equipes que propõem o jogo, que não dão pancada. Eu fiquei triste com o espetáculo. Se eu estivesse em casa assistindo, ia dizer: ‘Poxa, que jogo bom que poderia acontecer, e olha o nível que está’”, disse Tite.
“Até para bater tiro de meta o Ederson teve dificuldade. Por favor, que tenham responsabilidade. Humildemente, falo: encontrem um campo melhor para nós jogarmos. O espetáculo vai ser melhor. Está perigoso machucar, são jogadores de alto nível. Por favor, encontrem um campo melhor”, finalizou.
A partida entre Brasil e Peru, pela semifinal da Copa América, acontecerá na segunda-feira da semana que vem, às 20h, no Estádio Nilton Santos. Pelas quartas, os peruanos eliminaram o Paraguai, nos pênaltis.