Último gol de Jonas pelo Benfica completa um ano
Nesta segunda-feira, completa-se um ano do último gol de Jonas com a camisa do Benfica. O brasileiro é um dos um dos principais artilheiros e ídolos do clube na última década. Na goleada de 5 a 1 sobre o Portimonense, o camisa 10 balançou as redes do Estádio da Luz mais uma vez, um gesto repetido 137 vezes nos cinco anos com a camisa dos Encarnados em Portugal.
“Lembro como se fosse ontem. Mais um cruzamento perfeito do André Almeida e eu entrei de cabeça. O barulho da Luz (estádio do Benfica), a vitória importante, mais um passo na reconquista da Liga. Vivi momentos especiais no Benfica, uma relação muito bonita com a torcida, com a cidade. É muito bom poder lembrar isso”, relatou.
O gol contra o Portimonense também é um marco especial na trajetória vitoriosa do paulista de 36 anos. Foi o de número 300 na sua carreira, que teve no currículo Guarani, Santos, Grêmio, Portuguesa, Valencia, da Espanha, Benfica e passagens pela Seleção Brasileira.
Além de acumular feitos individuais no Brasil, como a artilharia do Brasileirão 2010 e a Chuteira de Ouro das Américas 2010, o atacante também foi peça fundamental na campanha de quatro títulos da Liga de Portugal, sendo duas vezes artilheiro e eleito o melhor da competição, dois da Taça da Liga e da Supertaça e um da Taça de Portugal.
A trajetória no Benfica foi tão marcante que contou com uma despedida especial do até então camisa 10. Ovacionado por 55 mil pessoas que encheram o Estádio da Luz, em Lisboa, Jonas foi recebido no gramado pelo presidente Luis Filipe Vieira diante de todas as taças que ajudou a conquistar. A despedida dos gramados aconteceu no dia 10 de julho, em jogo contra o Anderlecht.
(Foto: Divulgação)
“Foi uma história incrível. Que iniciou como eu não imaginava, com uma adaptação muito rápida, e terminou como eu sempre sonhei, com títulos, marcas individuais e o reconhecimento da torcida. Tenho muito orgulho do que construí na carreira só motivos a agradecer”, completou.
O sucesso em Portugal garantiu Jonas como um dos ídolos do clube português, e um dos principais artilheiros das grandes ligas da Europa. Em apenas cinco temporadas, o brasileiro alcançou o posto de maior artilheiro da última década da Liga de Portugal.
Confira os cinco maiores artilheiros da última década na Liga de Portugal:
110 gols: Jonas – Benfica
83 gols: Lima – Benfica, Braga e Belenenses
76 gols: Bas Dost – Sporting
76 gols: Jackson Martínez – Porto e Portimonense
68 gols: Cardozo – Benfica