Depois de defender as cores do Chelsea por sete anos, Willian se juntou ao Arsenal no início da atual temporada. Após bons jogos iniciais, o brasileiro logo caiu de rendimento, assim como todo o time de Mikel Arteta na temporada. Em entrevista para a ESPN Brasil, Willian falou sobre o começo difícil pelo time do norte de Londres, em que avaliou que talvez tenha sido seu pior momento como jogador profissional.
“Realmente foi um começo bem difícil, tirando aquele primeiro jogo contra o Fulham, onde consegui fazer um bom jogo, mas depois acabámos por entrar numa má série de resultados. Eu também peguei uma sequência ruim e acho que foi o meu pior momento profissional até hoje, desde que subi Corinthians, fui vendido para a Ucrânia e depois para o Chelsea, sem dúvida. Essa fase que passou agora foi o pior momento que eu acho que vivi no profissional. É claro que quando se vive um momento difícil, fica-se chateado e tenta-se encontrar soluções, um caminho por onde melhorar. Nunca deixei de treinar, de trabalhar, de me dedicar o máximo possível. Demorou um pouquinho, mas ultimamente nos últimos jogos tenho voltado a jogar bem, destacar-me com assistências. Fico feliz por voltar a encontrar o meu bom futebol”, afirmou.
Na atual temporada, Willian participou de 30 partidas e ainda não marcou gol. Porém, distribuiu sete assistências, sendo cinco no Campeonato Inglês.