Zagueiro do Coritiba falou sobre fase conturbada, a estreia e a sequência de jogos: "é na superação"

Publicado em 3 jun 2021, às 21h39. Atualizado às 21h59.

Após o vexame de ser eliminado na primeira fase do Campeonato Paranaense, o que não acontecia há 33 anos, o Coritiba estreou na Série B no último sábado (29), com vitória sobre o Avaí. A partida foi no Couto Pereira e terminou com placar de 2 a 0.

Por causa da eliminação, a equipe teve duas semanas cheias de treinamentos e o zagueiro Luciano Castán afirmou que foi um tempo importante para ajustar a equipe. 

“Acho que foram essas duas semanas que fizeram a gente ter esse rendimento na estreia do Brasileiro. Um momento conturbado, mas que veio com essa vitória e nos mostrou que foi bom ter essas duas semanas de reflexão, de muito trabalho, pra ter essa vitória do jeito que foi. Agora o nosso objetivo é pelo menos manter essa apresentação que nós tivemos, procurar evoluir sempre, mas foi muito bom começar o Campeonato Brasileiro com essa vitória dentro de casa.”

O zagueiro só não esteve em campo em um dos 14 jogos disputados pelo Coritiba na temporada e tem dois gols marcados. Na próxima rodada do Brasileirão, a equipe coxa-branca vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Botafogo, Castán falou sobre a importância das vitórias no começo da competição. 

“As duas primeiras rodadas que a gente falou, pode ser que lá na frente seja confronto direto né, então é muito válido a gente conseguir pontos em cima desses adversários. Conseguimos uma vitória em casa, é sempre bom ter o mando de campo forte dentro da competição e agora fora de casa também tentar trazer prontos, tentar trazer uma vitória para conseguir consolidar ainda mais esse início bom nosso.”

A equipe alviverde tem agendada oito partidas em menos de um mês, seis pelo Campeonato Brasileiro e duas pela terceira fase da Copa do Brasil, o jogo contra o Flamengo acontece nos dias 10 e 16 de junho e a sequência pesada também foi comentada pelo jogador: 

“Agora essa sequência castiga um pouco a parte física, então praticamente é descanso após os jogos, é mais na base da conversa para ajustar alguma coisa dentro de campo, mas sem a intensidade do treinamento como deveria ser, é na superação, sabemos que o nosso calendário é assim a gente tem que se virar e nós estamos prontos, não tem tempo ruim, estamos na guerra e vamos batalhar sempre.”

Luciano Castán também falou sobre o sistema de jogo montado pelo técnico Gustavo Morínigo para a última partida que coloca o Willian Farias entre os dois zagueiros para facilitar a saída de bola e também dá mais liberdade para o Matheus Sales e Val saírem. 

“É um sistema que eu gosto de jogar, acho que facilitou um pouco a nossa saída de bola, a bola conseguiu chegar com mais qualidade no pessoal da frente. Nós temos jogadores com essa capacidade de diversificar a parte tática, de fazer a saída na linha de quatro, na linha de três e a gente tá pronto, o que o professor Gustavo decidir a gente vai tentar assimilar o mais rápido para que a gente coloque em prática dentro de campo e tenha as vitórias.”

O Coritiba volta a campo no próximo sábado (05), contra o Botafogo, pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Partida está marcada para às 21h, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.