Menos de 24 horas antes da bola rolar, Supercopa de Futsal é cancelada
A Supercopa de Futsal, marcada pra começar nesta quarta-feira (16), foi cancelada, mesmo restando menos de 24 horas para a bola rolar na cidade de Cascavel. A competição garantia ao campeão uma vaga direta na Libertadores da América de 2022, mas uma indefinição entre a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), de quem representará o Brasil no campeonato continental, causou atrito entre os clubes.
O Sorocaba Futsal já havia comunicado sua desistência e emitiu uma nota dizendo que não viaja para Cascavel, levando em consideração que o prêmio máximo do torneio já teria um dono. No comunicado o clube ainda mostra indignação e diz que a decisão atrapalha os trabalhos do Sorocaba para a sequência da temporada, que começaria já nesta semana com a participação da Supercopa de Futsal.
O Caso
Como de costume a Supercopa, desde 2016, garante ao campeão uma vaga na Libertadores. A CBFS repassava a indicação do representante brasileiro para a CBF, que informava a Conmebol (entidade que organiza a Libertadores).
A confusão nesta temporada começou quando a Confederação Brasileira de Futebol indicou o Cascavel diretamente para a participação na Libertadores, sem depender do título da Supercopa. CBF e CBFS não entraram em um acordo, mas a indicação já havia sido feita e a CBFS teve que acatar.
Quem manda?
Com a confirmação do cancelamento do torneio, a pergunta que fica é: quem manda de verdade? Seria o fim da Confederação Brasileira de Futsal? A CBF ficaria responsável pelo futsal brasileiro também?
É aguardar os próximos capítulos desta novela.
Nota oficial CBFS
Em nota a CBFS adota um tom de confronto contra a CBF confirmando que o representante brasileiro na Libertadores é indicado pela CBFS.
É, mas pelo visto manda quem pode e obedece quem tem juízo. A decisão está tomada e a Supercopa cancelada.
Cascavel na libertadores
Quem saiu feliz da vida com a noticia foi o Cascavel Futsal que, pela primeira vez na história, representará o Brasil na Libertadores da América em pouco mais de 30 anos de história.