Manga vai voltar e agora?
Alef Manga vai voltar a jogar futebol! Ah vai, mesmo que não seja pelo Coritiba, embora boa parte da torcida o perdoe num momento de carência ofensiva no time. Alguns querem que ele seja banido da profissão que remete a idolatria. O curso do caso – que não é só o dele – caminha pro retorno esportivo. Mas o assunto deveria ser tratado com mais profundidade pra que realmente resultasse em uma mudança de comportamento de quem vem atrás: os futuros atletas profissionais.
Não adianta esbravejarmos que é moralmente condenável, se nada é feito pra que a base venha fortalecida. A punição não garante que não veremos novos escândalos, mas o exemplo pela transformação de mentalidade é um caminho.
Qual lacuna não foi preenchida na formação para que jogadores em ascensão no futebol tomassem decisões inaceitáveis? Qual o amparo emocional tiveram depois de condenados? Ou o tempo – remunerado – foi usado só pra condicionamento físico? Descobrir a causa é fundamental para o resgate da pessoa, do profissional, do artilheiro íntegro. Estar preparado pra voltar ao trabalho é saber lidar com as próprias emoções e fazer com que elas sejam tão importantes quanto gols. A luta contra comportamentos que podem destruir a carreira e tirar o brilho do futebol, desrespeitando a paixão do torcedor, depende do engajamento de todos, inclusive de quem causou o estrago.