Portugal vence Uruguai e se classifica às oitavas de final
Portugal e Uruguai encerraram o 9º dia de Copa do Mundo. Pela 2ª rodada do grupo H, os lusitanos venceram por 2 a 0, marcados por Bruno Fernandes e colocando país nas oitavas de final da competição.
A PARTIDA
Os portugueses começaram com tudo. Logo aos 3 minutos, Cristiano Ronaldo dá um lindo passe de ombro para Nuno Mendes, que manda um belo voleio e chuta por cima.
O Uruguai chega aos 11 minutos com José Giménez, que logo depois a cobrança de escanteio, cabeceia e a bola explode no travessão.
CR7 tem uma grande oportunidade de bola parada. Com 17 minutos, ele cobra falta e a bola bate na barreira.
Mas a grande oportunidade real de gol foi dos uruguaios. Aos 31 minutos, Bentancur faz grande jogada individual, passa no meio da zaga e sai cara a cara com Diogo Costa, que faz grande defesa.
Portugal voltou mais ligado para o segundo tempo, amassando o Uruguai. Aos 9 minutos, Bruno Fernandes cruza na área e Cristiano Ronaldo tenta desviar de cabeça, mas o gol foi dado ao meia português.
O Uruguai teve uma grande oportunidade com Maxi Gómez, aos 29 minutos, que chutou da meia lua e acertou a trave, quase fazendo o gol de empate.
Logo em seguida, em bola parada, Arrascaeta cobra falta para a área, Luis Suárez dominou e finalizou pelo lado de fora do gol.
Com 33 minutos jogados, o camisa 10 da Celeste recebe passe de Valverde, que sai na cara do gol, tentou cavar e Diogo Costa fecha o ângulo e defende.
Na parte final do jogo, Bruno Fernandes tenta invadir a área, mas a defesa intercepta e fica reclamando de toque de mão de Maxi Giménez. No campo, escanteio.
Mas o VAR chamou o árbitro para revisão do lance e assinalou a penalidade máxima. Bruno Fernandes colocou a bola na marca da cal e de esquerda converte, classificando Portugal às oitavas de final da Copa do Mundo.
PRÓXIMOS JOGOS
A definição do grupo H será na sexta-feira (02/12), com os jogos começando simultaneamente às 12:00.
Os portugueses enfrentam os sul-coreanos, no estádio Cidade da Educação. Os uruguaios jogam contra Gana, em um reeditando a histórica partida das quartas de final da Copa da África do Sul, em 2010.
FICHA TÉCNICA:
Grupo H – 2ª rodada
Local: Estádio Lusail, Doha (Catar)
Data: Segunda-feira, 28 de novembro de 2022.
Horário: 16:00 (horário de Brasília).
Portugal: Diogo Costa; João Cancelo, Rúben Dias, Pepe e Nuno Mendes (Raphael Guerreiro); William Carvalho (João Palhinha), Rúben Neves (Rafael Leão), Bernardo Silva e Bruno Fernandes; Cristiano Ronaldo (Gonçalo Ramos) e João Félix (Matheus Nunes). Técnico: Fernando Santos.
Gols: Bruno Fernandes (8 min e 47 min do 2º tempo)
Amarelos: Rúben Neves (37 min do 1º tempo), João Félix (31 min do 2º tempo), Rúben Dias (43 min do 2º tempo)
Uruguai: Rochet; Coates, Godín (Pellistri), José Giménez e Varela; Vecino (Arrascaeta), Bentancur, Valverde e Mathías Olivera (Matías Viña); Darwin Nuñez (Maxi Gómez) e Cavani (Luis Suárez). Técnico: Diego Alonso.
Gols: não teve.
Amarelos: Bentancur (5 min do 1º tempo), Mathías Olivera (43 min do 1º tempo)
ARBITRAGEM
Árbitro: Alireza Faghani (Irã)
Assistentes: Mohammadreza Mansouri e Mohammadreza Abolfazli (Irã)
Quarto árbitro: Abdulrahman Al-Jassim (Catar)
VAR: Abdula Al-Marri (Catar)