Três atletas representam a nova geração do surf feminino no Paraná
O surf no Paraná vem ficando cada vez mais forte desde que a molecadinha começou a pegar onda. Filhos de nomes conhecidos nos picos vivem o lifestyle dos pais e trazem vitórias na bagagem. Com as meninas não seria diferente, com três representantes do surf feminino de Matinhos que de pouco só têm a idade: Luara Mandelli e Clara Chaves com 12 e Gabriely Vasque com 13 anos.
Conquistas
De 2016 pra cá, Clara possui uma lista de pódios. Ela foi Campeã Sub12 do Projeto Água Viva e de uma das etapas do Paranaense da 30 pés. Ela já competiu na Guarda do Embaú, São Chico, Ilha do Mel, Guaratuba, Ubatuba e Matinhos.
A Gabriely é Tricampeã Paranaense e seus títulos principais começaram em 2017 quando venceu o PR Sub12 e o Brasileiro Sub10. Em 2018, ela foi Campeã do Circuito Surf Talentos Sub12 e Campeã do Mormaii Surf Futuro Sub12. No ano passado venceu novamente o Brasileiro e o Paranaense Sub12 e foi Campeã do Circuito ADS Sub12.
A Luara foi Campeã Brasileira Sub10 em 2018 e é a atual Campeã Paranaense Open. No começo do ano fez história na abertura do Circuito CBSurf Junior Tour 2020 ao vencer na estreia da categoria Sub14 e trazer mais um troféu para o Paraná.
Campeonatos Virtuais
As competições tiveram que ser adaptadas e as meninas continuaram no topo. Luara venceu o Campeonato Online SuperSurf na Sub12 e o Surf Talentos Sub 12. Já Gabi foi Vice-campeã Sub 16 do SuperSurf.
Pandemia
Algo que as atletas têm em comum é como conseguem enxergar o lado bom da pandemia do Covid-19. Elas surfam quando não há aglomeração e passam o resto do dia em casa treinando, estudando virtualmente e passando tempo com a família.
“Está sendo meio difícil, pois não posso ver alguns dos meus amigos, ir para a escola, fazer meus treinamentos funcionais, mas com isso estou aprendendo a dar valor a algumas coisas do tipo dividir o que temos com quem não tem nada”
Disse Gabi Vasque.
Objetivos
As três surfistas buscam mais patrocínios para conseguir treinar melhor e conquistar novos títulos. A Clarinha tem o sonho de ganhar o Brasileiro, a Gabi um futuro Pro Júnior e a Luara quer vencer a categoria Sub14 do Brasileiro da CBS.
Viagens
A Clarinha ainda não fez nenhuma viagem internacional, mas se divertiu quando foi competir em Itamambuca/SP, no Campeonato Brasileiro de Surf. Seu pai, Diego Chaves, é seu treinador, o que facilita as trips.
A Gabriely surfou nas ondas da Califónia com o lendário Juca Barros, que proporcionou toda a experiência.
Para a Luara a trip mais marcante foi para o Perú, onde ficou uma semana surfando em Lobitos e Máncora com sua família que respira surf.
Além do surf
Quando Luara não está surfando, ela gosta de andar de skate, fazer vídeos no vine, desenhar, cantar e dançar. Já a Clara gosta de escrever, pintar, desenhar e assistir séries. A Gabriely também anda de skate e ganhou uma pista dos pais para treinar nos dias sem onda.
Patrocínios
Gabriely ainda não tem patrocínios, mas seus apoiadores são Matheus Camargo, Le Fins, Banana Wax, Brazinco, Restaurante Kremill, Laboratório Labomar, Academia Espaço Esporte, Estúdio Mar e Pizzaria da Bisa.
Luara possui patrocínios e apoios das marcas Mormaii, Ebanx, Momentum Surf Brasil, Expans, Brazinco, Potenzza, Full Wax, Arenque, Teccel, Vereador Dan, Power Surf e Aprimore Surf.
Clara tem o apoio das marcas Canfield, Soul d’água e Power Surf.
LEGADO
A paranaense Andressa Carvalho também é motivo de orgulho para o estado. Ela possui várias conquistas dentro e fora do Brasil e serve de exemplo para a nova geração. Ela é Pentacampeã Paranaense, Campeã Catarinense Oceano Surf Talentos 2018 e Campeã do Porto Nave Surf Pro 2019 Brasileiro, além de conquistar o quinto lugar no Alas Latin Tour 2018 e a quarta colocação do Nacional El Salvador 2019.
Acompanhe o surf feminino seguindo as atletas nas redes sociais:
Túnel do Tempo
Gabriely e Luara já participaram da sessão de entrevistas do Dropando. Confira os vídeos: