Tênis: Carlos Alcaraz é campeão de Roland Garros pela primeira vez na carreira

O espanhol Carlos Alcaraz, de 21 anos, foi o grande campeão de Roland Garros neste domingo (9). é o 3º Slam do espanhol,

por Raiane Parreira
com supervisão de Guilherme Fortunato
Publicado em 10 jun 2024, às 20h03. Atualizado em: 12 jun 2024 às 12h00.

Neste domingo (9), houve a grande final de Roland Garros , um dos maiores torneios do ano no mundo do tênis. Carlos Alcaraz, espanhol de 21 anos, venceu Alexander Zverev e conquistou seu terceiro Grand Slam. 

Tenista Carlos Alcaraz
Carlos Alcaraz vence Roland Garros pela primeira vez (Foto: Philippe Montigny/ FFT)

Carlitos – como é carinhosamente chamado no circuito tenístico, chegou à grande final após derrotar na semi o mais novo número um do mundo: Jannik Sinner.

Na final, entretanto, Alcaraz tinha pela frente Alexander (Sascha) Zverev, número 4 do mundo e que vinha de título na terra batida. O alemão conquistou, portanto, o Masters 1000 de Roma no dia 19 de maio. 

Como foi o jogo 

Carlos Alcaraz chegou com uma pequena vantagem no que se dizia respeito ao favoritismo: o espanhol já tinha 2 finais de Grand Slams e foi campeão em ambas.

A primeira foi em 2022, quando derrotou Casper Ruud na decisão do US Open. No ano passado, o jovem fenômeno conseguiu a virada sobre Novak Djokovic na decisão de Wimbledon.

Já Zverev, apesar de ser dono da medalha olímpica dos Jogos de Tóquio de 2021, tinha apenas uma final de Major no currículo e foi vice. O alemão foi derrotado por Dominic Thiem na final do US Open de 2020. 

Após levar o primeiro set pelas parciais de 6/3, o espanhol viu o alemão crescer no jogo no 2 e 3 set, levando a melhor pelas parciais de 6/2 e 7/5. Nos últimos sets, Alcaraz voltou a dominar e venceu com 6/1 e 6/2.

Entrando para a história

Com a conquista de Roland Garros, então, Carlitos se tornou o jogador mais jovem da história a vencer Grand Slams em todas as superfícies (quadra dura, grama e saibro). Além disso, o compatriota de Rafael Nadal também possui o recorde de ser o mais novo número um da história do esporte, chegando ao topo do ranking pela primeira vez com 19 anos e 4 meses, em 11 de setembro de 2022.

A conquista coloca o jovem espanhol como tenista número 2 do mundo.

Acompanhe as principais notícias dos esportes no RIC Esporte Clube.

Mostrar próximo post
Carregando