Novo cultivar de grão de arroz para solo catarinense promete adaptabilidade
O Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) participou do lançamento de um novo cultivo do grão de arroz. O evento aconteceu na última sexta-feira (23), na Estação Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em Itajaí.
Intitulada SCSBRS126 Dueto, esta versão é fruto da parceria entre a Epagri e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Esta é a 26ª semente desenvolvida para solo catarinense e promete alto poder de adaptabilidade, no intuito do grão consiga resistir aos extremos de temperatura, sejam altos ou baixos.
Presente na próxima safra
Oriundo do cruzamento entre o cultivar IRGA 424 e a linhagem BRA040081, o processo de hibridação do SCSBRS126 Dueto começou em 2008. Os testes, que permitiram o lançamento neste ano, abrangeram tanto as lavouras quanto o próprio processo de beneficiamento, com resultados sensoriais positivos para a versão branca e boa adaptabilidade para a parboilizada. O Dueto tem prospecção para já ser utilizado na safra 2023/24.