Avicultura paranaense continua a quebrar recordes de produção e exportações em 2023
A cada ano que passa a avicultura paranaense avança em suas conquistas. Desde o segundo semestre de 2021, quando ultrapassamos a marca de mais de 1 bilhão de unidades abatidas pela primeira vez, o Paraná acumula uma sucessão de recordes semestrais de produção de frangos. De abril a junho deste ano foram abatidas 532 milhões de unidades de frango, o que gerou acúmulo de 1,07 bilhão no primeiro semestre. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os avicultores paranaenses lideram a produção brasileira com 34,2% de toda a produção do País. Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que são os outros dois maiores produtores nacionais, têm, cada um, 13% de participação na produção nacional. A produção de frangos do Paraná também cresce em ritmo mais acelerado que a média nacional. Em todo o Brasil, a produção no semestre registrou alta de 2,2%. O número de abates do primeiro semestre é 3,6% maior do que o recorde anterior, registrado no segundo semestre de 2022. Além disso, o resultado é 7,7% superior ao volume produzido no mesmo período do ano passado.
As exportações são outro show de desempenho. Na primeira semana de novembro a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) revelou que as exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 401,7 mil toneladas em outubro. O Brasil deve exportar 5 milhões de toneladas. E o Paraná já exportou 1,778 milhão de toneladas entre janeiro e outubro. Marca 9,6% maior que o registrado no mesmo período de 2022.
A avicultura é uma das 17 categorias do Prêmio Orgulho da Terra, que está em sua terceira edição para valorizar e reconhecer os produtores rurais paranaenses e suas melhores práticas do agronegócio. São inúmeros cases de sucesso, das famílias tradicionais, que há gerações apostam na criação de aves, e também de produtores que decidiram apostar na avicultura como uma forma de obter mais lucro em propriedades mais modernas e sustentáveis.
Os técnicos avaliam todas as iniciativas dos produtores, desde as condutas que contribuem para uma sociedade forte e diversificada, quanto as atitudes que destacam o compromisso com a sustentabilidade e o crescimento econômico. E a partir deste processo as melhores práticas são selecionadas e homenageadas. O Prêmio Orgulho da Terra é uma realização do Grupo RIC em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-Emater (IDPR-Paraná) e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar).
PRÊMIO ORGULHO DA TERRA 2023
Apresentado por Coamo – A vida é a gente que transforma
Apoio: Globoaves, Avicultura com Tecnologia
C Vale 60 anos, Você faz parte dessa história
Realização: RICtv Record
Parceria: IDR-Paraná e Ocepar