Erva-mate é a nova categoria da terceira edição do Prêmio Orgulho da Terra do Grupo RIC
Em 2023 o Prêmio Orgulho da Terra traz como novidade a inclusão da erva-mate entre as culturas selecionadas. A cultura ervateira moldou a economia e a história paranaense. Uma planta nativa que já foi o produto central da economia do estado e um dos principais do Brasil. A erva-mate ainda hoje tem importância no agronegócio, sendo a principal fonte de renda para cerca de 40 mil agricultores familiares. No ano passado foram produzidas 763 mil toneladas de erva-mate que, além dos tradicionais chimarrão e tererê, começaram a ser usadas no desenvolvimento de cosméticos e alimentos. As outras categorias da premiação são: aves, café, feijão, bovinocultura de leite, piscicultura, agricultura orgânica, agroindústria, bovinocultura de corte, inclusão social, mulheres no agro, sericicultura, soja e milho, sucessão, suínos, turismo rural e tecnologia.
Os 53 cases que disputam a terceira edição do Prêmio Orgulho da Terra foram avaliados por um comitê formado por técnicos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná (Fetaep). O tema da terceira edição é “Desenvolver sem esgotar” – todos os agricultores selecionados cumpriram os critérios de seleção baseados nas condutas que contribuem para fortalecer o agronegócio com práticas sustentáveis, que gerem mais lucratividade sem deixar de lado os compromissos sociais, ambientais e econômicos.
Durante o mês de dezembro o programa RIC Rural vai exibir reportagens com os vencedores de cada categoria e os homenageados especiais. O conteúdo também será distribuído em todas as plataformas do Grupo RIC. “O Prêmio Orgulho da Terra já se tornou uma tradição no Paraná porque homenageia aqueles que realmente contribuem para o crescimento do agronegócio e também da sociedade como um todo. É um orgulho para o Grupo Ric poder celebrar as conquistas de pessoas e instituições que constroem a riqueza do Paraná e do Brasil”, salienta Leonardo Petrelli Neto, presidente do Grupo Ric.
Desde 2021 o Grupo RIC, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IAPAR), Emater (IDPR-Paraná) e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), premia e homenageia as melhores práticas da agropecuária do estado. A entrega das homenagens da terceira edição do Prêmio Orgulho da Terra está marcada para o dia 30 de Novembro, em Curitiba.
PRÊMIO ORGULHO DA TERRA 2023
Apresentado por Coamo
Patrocínio: Banco do Brasil
Apoio: Globoaves
Realização: RICtv Record
Parceria: IDR-Paraná e Ocepar