Estudantes de Curitiba criam trator para auxiliar comunidades quilombolas da Lapa
Um grupo de estudantes da Universidade Positivo (UP), em Curitiba (PR), desenvolveu um tratorito para pequenos produtores agrícolas das comunidades quilombolas da Lapa (PR).
O objetivo é melhorar a eficiência da produção e, ainda, ajudar o meio ambiente. O equipamento é leve, compacto e de baixo custo, o que o torna acessível para agricultores com recursos limitados. O produto é equipado com um pequeno motor a combustão e que auxilia na operação de implementos agrícolas, como arados e grades.
O trator foi desenvolvido a partir de pesquisas com agricultores familiares. Os estudantes identificaram as demandas dos produtores, possibilitando o desenvolvimento de um equipamento que atende às reais necessidades desse público.
“O projeto busca promover a sustentabilidade ambiental, possibilitando a utilização mais consciente das áreas agrícolas e reduzindo a dependência de produtos químicos”, explica Alysson Nunes Diógenes, engenheiro eletricista e docente do mestrado e doutorado em Gestão Ambiental.