EUA confirma venda de 297 mil toneladas de soja à China
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) confirmou nesta sexta-feira (19) vendas privadas de 297 mil toneladas de soja norte-americana para a China. O país asiático, por sua vez, é maior comprador mundial da oleaginosa. O anúncio ocorreu um dia depois que o secretário de Agricultura dos EUA, Tom Vilsack, se reuniu com o ministro da Agricultura e Assuntos Rurais da China, Tang Renjian.
A encomenda também acontece após uma queda de 6% nos futuros de soja na Bolsa de Chicago (CBOT) desde o início do ano calendário. O contrato de referência ateingiu 12,01 dólares por bushel nesta semana, antes de se estabilizar nos primeiros negócios desta sexta.
Os futuros de soja, contudo, caíram devido às melhores condições climáticas nas plantações do Brasil, maior produtor e exportador global, após semanas de seca, embora as perspectivas para a produção brasileira permaneçam incertas.
A oferta do Brasil, por fim, deve inundar o mercado nas próximas semanas à medida que mais soja é colhida. Desse modo, exportadores domésticos estão oferecendo remessas a partir de fevereiro a preços de 1,50 dólar ou mais abaixo do que os preços da soja dos EUA.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.