Famílias que produzem café, uva e queijo disputam a categoria sucessão familiar do Prêmio Orgulho da Terra
Três famílias com histórias marcantes de empreendedorismo na agricultura estão na disputa da categoria sucessão familiar da terceira edição do Prêmio Orgulho da Terra. Uma delas, com assistência técnica do IDR-Paraná, investiu em tecnologias e inovações, quando muitos produtores da região estavam desestimulados com a cafeicultura. Foram pioneiros em adotar o sistema de fertirrigação, colheita mecanizada, manejo e proteção dos solos e outras técnicas de sustentabilidade, como uso de manejo integrado de pragas e doenças, e o sistema de energia solar, inaugurado em 2022.
A atividade com a cafeicultura na família começou na década de 1960. Hoje na quarta geração, a família comercializa através de uma cooperativa, e também diretamente seus cafés especiais, explorando as redes sociais, cafeterias, e por meio do turismo rural. A família também coleciona prêmios nacionais. Em 2017 conquistaram o primeiro lugar na categoria Café Natural, através do Concurso Nosso Café Yara, em Belo Horizonte. Em 2018, na mesma competição, ficaram em segundo lugar na mesma categoria do concurso, porém com pontuação superior.
A outra família na disputa produz uvas. Uma herança trazida da Itália pelo bisavô que, quando imigrou, trouxe as mudas plantadas em batatinhas. Depois de uma passagem pelo Rio Grande do Sul, o pai do produtor veio para o Paraná em 1964, trazendo as mesmas mudas que vieram da Itália. Há 15 anos a atividade se modernizou e a área de plantio de uvas cresceu. Hoje, pensando em agregar valor à produção, a família investe na produção de vinho e no turismo rural.
Desde 2008 a terceira família na disputa do Prêmio Orgulho da Terra faz queijos. A queijaria é reconhecida com premiações, nacionais e estaduais. O filho, que administra os negócios, seguiu e aprimorou os passos da mãe, que é produtora de queijos há mais de três décadas. Com a participação em feiras, exposições e vendas através da associação local de produtores a família ampliou as condições para venda do queijo em todo o estado.
No Prêmio Orgulho da Terra os técnicos avaliam desde as condutas que contribuem para uma sociedade forte e diversificada, até as atitudes que destacam o compromisso com a sustentabilidade e o crescimento econômico. O tema deste ano é “Desenvolver sem esgotar” e a premiação será entregue dia 30 de novembro, em Curitiba. O programa Ric Rural e todas as plataformas do Grupo Ric vão exibir reportagens com os vencedores de cada uma das 17 categorias e também com os homenageados especiais.
PRÊMIO ORGULHO DA TERRA 2023
Apresentado por Coamo
Patrocínio: Banco do Brasil
Apoio: Globoaves
Realização: RICtv Record
Parceria: IDR-Paraná e Ocepar