Gado morre contaminado com raiva em Toledo, no Oeste do Paraná
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) confirmou um óbito por raiva num boi, no Oeste do Paraná. O caso foi registrado numa propriedade rural da Linha Mandarina, zona rural do município de Toledo.
O caso chegou à Adapar através de um veterinário particular. O animal foi infectado possivelmente por uma mordida de morcego. O bovino morreu após apresentar sintomas da doença.
Conforme o fiscal de defesa agropecuária da Adapar, Márcio Ogassawara, os técnicos coletaram material para diagnóstico laboratorial. O resultado positivo para raiva saiu na quarta-feira (31) da semana passada.
- Veja ainda: Vai viajar para Foz do Iguaçu no feriado? veja como fica o atendimento nos pontos turísticos
Agora, os técnicos da Adapar trabalham num raio de 12 quilômetros ao redor da propriedade onde o óbito ocorreu, orientando os proprietários rurais a vacinem todos os animais suscetíveis: bovinos, equinos, ovinos e caprinos.
Ogassawara ainda orienta que, se os animais apresentarem sintomas como: andar cambaleante e tiverem alteração de comportamento (se separar do rebanho, parar de comer ou tomar água, por exemplo), a Adapar deve ser imediatamente acionada para fazer o diagnóstico e acompanhar o animal.