Londrina inaugura antena 5G como parte de projeto-piloto do Ministério das Comunicações

por Ana Clara Marçal
com informações de Rafael Machado e supervisão de Caroline Berticelli, da RIC Record TV
Publicado em 12 ago 2021, às 16h16.

Uma cerimônia realizada na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Soja, localizada no distrito da Warta, na manhã desta quinta-feira (12), marcou a inauguração da tecnologia 5g no campo, em Londrina, norte do Paraná.

“A agricultura saiu da enxada para a tela dos smartphones. O 5G é uma grande transformação, uma verdadeira revolução tecnológica. Para o agronegócio, especificamente, o 5G vai ajudar a elevar a agricultura de precisão que o Paraná já faz, consolidando cada vez mais o Estado como um dos maiores produtores de alimentos do mundo.”

destaca o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior.

O evento reuniu o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior e os ministros das Comunicações, Fábio Faria, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.

“Eu estou muito feliz aqui, ministra, ministro, agradecer, mais uma vez, e a todas as lideranças de Londrina e região. Primeiro, porque sempre é uma satisfação receber projetos pioneiros na área do agronegócio. Nós recebemos, esse ano, dois grandes selos […] o primeiro e talvez mais importante que foi área livre de febre aftosa no Paraná […] além disso, o Paraná é o único estado do Brasil que faz parte da OCDE, que é a Organização para a Cooperação de Desenvolvimento Econômico que junta os 20 países mais ricos e desenvolvidos do mundo […]”

comemora o governador.

A cidade é a primeira do sul do país a receber a inovação e a terceira do Brasil. A iniciativa faz parte de um projeto-piloto do Ministério das Comunicações para trazer mais modernidade, conectividade e produtividade para o agronegócio.

“O agronegócio é o motor da economia brasileira, foi ainda mais essencial durante a pandemia, e com o 5G podemos ter avanço de até 20% no PIB do agro ao ano […] Viajamos ao exterior para conhecer a experiência de outros países na aplicação dessa tecnologia, e temos certeza que a implementação do 5G por aqui vai fazer do Brasil uma potência em diversos setores.”

explica o ministro das Comunicações.

A antena, instalada nesta quinta-feira (12), é fruto de uma parceria entre a Nokia e o Serviço de Comunicações Telefônicas de Londrina (Sercomtel). A previsão é que, ainda neste mês, o Ministério das Comunicações lance um leilão de faixas de transmissão para que as operadoras comecem a implantação do 5G no Brasil.

Até ano que vem, o serviço deve estar presente em todas as capitais. Até 2028, a previsão é que a tecnologia esteja em todo o território nacional.