O Estado do Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil com 4,4 bilhões de litros por ano
Uma iniciativa do Grupo RIC para dar mais reconhecimento e visibilidade às boas práticas do agronegócio, o Prêmio Orgulho da Terra está em sua terceira edição com 17 diferentes categorias. Os produtores de leite paranaenses participam da premiação desde a primeira edição, em 2021.
O comitê que analisou os cases de 2023 se deparou com histórias de pequenos produtores que foram considerados modelos para serem replicados, porque são reflexos diretos da trajetória de comprometimento e bons resultados na produção de leite. Há exemplos de quem voltou ao campo para assumir a propriedade da família e aplicar técnicas de produção. E também produtores altamente conectados com os mais recentes e eficazes projetos de modernização da atividade leiteira.
O Brasil é o terceiro maior produtor de leite, com mais de 34 bilhões de litros por ano. No Paraná, segundo maior produtor brasileiro, foram produzidos no ano passado 4,4 bilhões de litros, atividade que está presente em todos os municípios e envolve principalmente agricultores familiares.
O Prêmio Orgulho da Terra é uma parceria com o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) e Sistema Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná). Neste ano 53 produtoras e produtores rurais foram avaliados por um comitê formado por técnicos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná (Fetaep).
PRÊMIO ORGULHO DA TERRA 2023
Apresentado por Coamo
Patrocínio: Banco do Brasil
Apoio: Globoaves
Realização: RICtv Record
Parceria: IDR-Paraná e Ocepar