Paraná lidera produção nacional com 86% dos casulos do bicho da seda produzidos no Brasil
Importante atividade econômica para o Paraná a sericicultura é a criação do bicho da seda e a produção de casulos, uma atividade limpa, já que não usa nenhum tipo de agrotóxico. A sericicultura está bastante alinhada com o tema da terceira edição do Prêmio Orgulho da Terra – Desenvolver sem esgotar. O estado é hoje o maior produtor de casulos do bicho da seda com mais de 1.617 produtores, responsáveis por 86% da produção nacional.
A produção paranaense é exportada para países como França, Itália, Japão, Índia e China. Em 2022, a sericicultura gerou rendimento de R$35,5 milhões, com a produção de 1,5 mil toneladas, de acordo com dados do Deral. O IDR-Paraná faz da atividade um de seus projetos estratégicos para aumentar a renda dos agricultores familiares, por meio do aumento da produção, da produtividade e atuação na sustentabilidade ambiental. A atividade é considerada um bom negócio para os agricultores familiares, pela possibilidade de diversificação na pequena propriedade e com geração de renda mensal durante 9 meses ao ano.
A produção paranaense contribui para gerar mais de um milhão e meio de postos de trabalho na indústria têxtil, que fatura em torno de 50 bilhões de dólares por ano. Somente a seda movimenta mais de 50 milhões de dólares em importações e exportações. Para promover o desenvolvimento rural sustentável, o IDR- Paraná, estruturou um plano de desenvolvimento e sustentabilidade da Sericicultura para os próximos 10 anos. A criação do bicho da seda e a produção de casulos estão diretamente comprometidas com a sustentabilidade ambiental, a melhoria da ergonomia e das oportunidades de trabalho no campo.
PRÊMIO ORGULHO DA TERRA 2023
Apresentado por Coamo
Patrocínio: Banco do Brasil
Apoio: Globoaves
Realização: RICtv Record
Parceria: IDR-Paraná e Ocepar