“Paz e tranquilidade" são os atributos preferidos dos viajantes que optam pelo turismo rural
A mais recente pesquisa sobre turismo rural no Brasil revelou que 74% dos turistas procuram o interior do país para contemplar a natureza. Uma tendência de viagens que ganhou ainda mais força depois de quase três anos seguidos de pandemia. O turismo rural tende a crescer mais de 50% neste ano. A projeção é da Asbraer (Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural). Dados do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) indicam que há mais de 500 famílias atuando no Estado neste segmento.
A segunda edição da pesquisa “Demanda Turismo Rural”, divulgada pelo Ministério do Turismo mapeou as preferências dos turistas no segmento rural ao longo dos cinco primeiros meses de 2023. Para escolher seus destinos, 70% dos viajantes disseram que levam em conta o atributo “paz e tranquilidade” ao escolherem o destino. Outro ponto que atrai os turistas é a “autenticidade da comida caseira”, item escolhido por 73% dos que responderam à pesquisa. As trilhas também são destaques, com 60% da preferência entre as mais de 40 atividades disponíveis no meio rural listadas pelo estudo. Na edição deste ano 1.615 pessoas participaram da pesquisa, número cinco vezes maior que no levantamento anterior.
No Paraná o turismo rural envolve mais de 500 famílias e contribui para o desenvolvimento local, inclusão social e valorização do patrimônio cultural das comunidades. O segmento pode movimentar até 52 atividades econômicas diferentes. Estão nos roteiros paranaenses hotéis fazenda, opções de trilhas de mountain bike, caminhadas ecológicas, ambientes para colônia de férias, cavalgadas e nossa culinária típica rica em sabores e na qualidade dos produtos usados pelos produtores que decidiram também empreender no turismo rural. Os roteiros turísticos das rotas do queijo paranaense, das lavandas e dos cafés são os mais procurados pelos viajantes.
O IDR-Paraná atende mais de 250 propriedades que oferecem turismo rural no Estado, desde propriedades especializadas em pecuária leiteira e pecuária de corte até as produções de frutas e verduras. E, através de um programa específico de turismo rural, o IDR desenvolve mecanismos para incentivar e orientar o agricultor para que ainda mais espaços possam se adaptar para o segmento.
O turismo rural é uma das 17 categorias do Prêmio Orgulho da Terra As outras categorias da premiação são: aves, café, feijão, bovinocultura de leite, erva-mate, piscicultura, agricultura orgânica, agroindústria, bovinocultura de corte, inclusão social, mulheres no agro, sericicultura, soja e milho, sucessão, suínos e tecnologia. O tema da terceira edição é “Desenvolver sem esgotar” e a entrega das homenagens da terceira edição do Prêmio Orgulho da Terra está marcada para o dia 30 de Novembro, em Curitiba.
PRÊMIO ORGULHO DA TERRA 2023
Apresentado por Coamo
Patrocínio: Banco do Brasil
Apoio: Globoaves
Realização: RICtv Record
Parceria: IDR-Paraná e Ocepar