Pelo 5º ano consecutivo PR registra aumento no volume de exportações de carne de porco no primeiro semestre
O Estado do Paraná foi o terceiro maior exportador do Brasil de carne suína no primeiro semestre de 2023. Foram exportadas 80,5 mil toneladas, um aumento de 5% quando comparado ao primeiro semestre de 2022. O abate de suínos também foi recorde no período. De acordo com o IBGE, de janeiro a junho, o estado registrou o maior número de abate semestral de suínos na série histórica, iniciada em 1997. Foram 5,9 milhões de unidades – 138 mil unidades a mais do que o semestre anterior, o que representa um crescimento de 2,3%.
São índices que consolidam o Paraná como o segundo maior produtor nacional de carne de porco, atrás de Santa Catarina, que alcançou 8,4 milhões de unidades no mesmo período. A receita financeira com as exportações superou os 187 milhões de dólares, uma alta de 17% quando comparado ao primeiro semestre do ano passado.
Apesar do aumento nas exportações, a disponibilidade de carnes no mercado interno deve se manter em alta e, ainda, é apontada como um dos fatores que sustentam a tendência de queda nos preços para o consumidor final. “O aumento na oferta de carnes no mercado interno tem contribuído para a redução dos preços da cesta básica e tem desempenhado um papel importante no controle da inflação”, ressaltou Gabriel Correa, gerente de alimentos básicos da Conab, em recente reportagem do portal Canal Rural.
A suinocultura é uma das 17 categorias da terceira edição do Prêmio Orgulho da Terra – uma realização do Grupo RIC em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-Emater (IDPR-Paraná) e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). O objetivo da premiação é ampliar o impacto dos produtores que são desenvolvedores conscientes, praticantes de boas iniciativas e conectados às ações sociais, ambientais e econômicas no cenário agro, homenageando e premiando as melhores práticas de cada setor.
PRÊMIO ORGULHO DA TERRA 2023
Apresentado por Coamo
Patrocínio: Banco do Brasil
Apoio: Globoaves
Realização: RICtv Record
Parceria: IDR-Paraná e Ocepar