Período do vazio sanitário da soja começa nesta quinta-feira (10)

por Gabriel Albuquerque
Com informações da AEN e supervisão da editora Giselle Ulbrich
Publicado em 10 jun 2021, às 20h47.

Nesta quinta-feira (10), inicia o período do vazio sanitário da soja no Paraná. Neste prazo, é proibido cultivar, manter ou permitir a existência de plantas vivas de soja no campo. O prazo termina no dia 10 de setembro.

O objetivo é reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática – o Phakopsora pachyrhizi. Cumprir o vazio sanitário é obrigatório, se descumprido, o agricultor está sujeito à aplicação de multas e até interdição da propriedade, se o caso foi mais grave.

“A prática do vazio sanitário beneficia o produtor, que terá o aparecimento dos primeiros focos da doença cada vez mais tarde, e dessa forma necessitará de menos aplicações de fungicidas para o controle da ferrugem”

Renato Rezende Young Blood, gerente de Sanidade Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar)

O prazo para a colheita da soja no Paraná terminou no dia 15 de maio. Desde então, as terras vem sendo preparadas para o prazo obrigatório do vazio sanitário.

A ferrugem asiática é causada pelo fungo Phakospora pachyrhizi. Devido à severidade do ataque, disseminação, custos de controle e o potencial de redução de produtividade da lavoura, que pode chegar a 90%, é considerada a principal doença da soja. As ações de fiscalização pela Adapar continuam mesmo durante a pandemia da Covid-19, pois as pragas permanecem ativas e a agricultura segue o calendário normal de plantio, manejos fitossanitários e colheita.