Plantio de soja do Paraná é o mais acelerado em 5 anos, diz Deral
Publicado em 26 set 2023, às 17h00.
Produtores do Paraná tinham colhido 60% da safra da soja, alta de 13 pontos percentuais ante a semana anterior. (Foto: reproução/pixabay)
O Paraná é o segundo maior produtor de soja do Brasil perdendo apenas para o Mato Grosso. (Foto: repreodução/Pixabay)
O Paraná se beneficiou da umidade no solo deixada por chuvas ao final de agosto para a produção de soja no estado. (Foto: reprodução/Pixabay)
O plantio de soja no Paraná atingiu 16% da área estimada para o ciclo 2023/24 até segunda-feira (26), um aumento de 10 pontos percentuais em relação à semana anterior, tornando o mais acelerado em cinco anos.
Essa antecipação também beneficia o plantio do milho. No entanto, uma lavoura de soja plantada precocemente pode ter uma produtividade relativamente menor. Até então, apenas 2% da área nacional havia sido plantada devido ao calor intenso em outros estados.
Além disso, o plantio de milho e a colheita de trigo no Paraná também estão adiantados em comparação com o ano anterior. Departamento de Economia Rural (Deral) informou que o plantio da primeira safra de milho no Paraná havia atingido 71% no começo da semana.