Por Ahmad Ghaddar
LONDRES (Reuters) – Os preços do petróleo avançavam nesta terça-feira, sustentados por expectativas de que estímulos nos Estados Unidos possam impulsionar a economia do maior consumidor de petróleo do mundo, por uma recuperação da demanda na Ásia com a reabertura de países e a força do mercado de ações.
O petróleo Brent subia 0,47 dólar, ou 1,04%, a 45,46 dólares por barril, às 7:59 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,6 dólar, ou 1,43%, a 42,54 dólares por barril.
O presidente norte-americano, Donald Trump, escreveu no Twitter que os principais democratas do Congresso querem se reunir com ele para discutir estímulos econômicos relacionados ao coronavírus. As negociações entre democratas e Trump não avançaram na semana passada.
“Se um acordo mutuamente aceitável for fechado, as ações e o petróleo ganharão um impulso de curto prazo”, disse Tamas Varga, da corretora PVM.
Sinais de recuperação da demanda na Ásia também ajudaram os preços.
O presidente da petroleira saudita Aramco, Amin Nasser, disse no domingo que vê a demanda se recuperando na Ásia à medida que as economias gradualmente se abrem depois de “lockdowns” devido ao coronavírus.