Prêmio Orgulho da Terra encerra fase que avaliou os produtores rurais das 17 categorias da terceira edição
Uma iniciativa do Grupo RIC para dar mais reconhecimento e visibilidade às boas práticas do agronegócio, o Prêmio Orgulho da Terra está em sua terceira edição com 17 diferentes categorias. Lançada em 2021, a premiação é uma parceria com o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) e Sistema Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).
Neste ano, 53 produtoras e produtores rurais foram avaliados por um comitê formado por técnicos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná (Fetaep). Os critérios de avaliação são balizados por condutas que contribuem para fortalecer uma sociedade mais diversificada, e as ações que destaquem o compromisso com a sustentabilidade e o crescimento econômico.
O tema da terceira edição do Prêmio Orgulho da Terra é “Desenvolver sem esgotar”. A novidade é a inclusão da erva-mate entre as culturas selecionadas – as outras são: aves, café, feijão, bovinocultura de leite, piscicultura, agricultura orgânica, agroindústria, bovinocultura de corte, inclusão social, mulheres no agro, sericicultura, soja e milho, sucessão, suínos, turismo rural e tecnologia.
Leonardo Petrelli, presidente do Grupo Ric, destacou o orgulho do grupo em promover anualmente a premiação que é mais do que devida às pessoas e instituições que constroem a riqueza do Paraná e do Brasil. “É extremamente significativa a força do agro paranaense. E a cada edição do Prêmio Orgulho da Terra observamos que aumenta a qualidade técnica e a conscientização ambiental e social dos nossos agricultores que participam dessa homenagem”, completou o empresário.
Para o diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, premiar os produtores pelo uso de boas práticas no campo é uma forma de incentivar a sustentabilidade no meio rural. José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar, avaliou positivamente a organização dos produtores que participam da premiação em cooperativas.
Transmitido pela RICtv Record para todo Paraná, o programa RIC Rural vai exibir em dezembro reportagens com todos os homenageados na terceira edição do Prêmio Orgulho da Terra. O conteúdo também será distribuído em todas as plataformas do Grupo RIC.
—
Apresentado por Coamo – A vida é a gente que transforma
Apoio – Globoaves, Avicultura com Tecnologia e C Vale 60 anos, Você faz parte dessa história
Realização RICtv Record
Parceria IDR-Paraná e Ocepar