SÃO PAULO (Reuters) – A fabricante de açúcar e etanol São Martinho registrou lucro líquido de 115,7 milhões de reais no primeiro trimestre da safra 2020/21, avanço de 26,5% ante igual período do ano anterior, em momento em que as usinas brasileiras têm direcionado o foco para a fabricação do adoçante.
De acordo com comunicado da empresa, os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) somaram 491 milhões de reais no período, apurando ganho de 41,1% na comparação anual.
A São Martinho afirmou que o indicador reflete o melhor preço de comercialização, que registrou alta de 16,9% no trimestre, e o maior volume de vendas de açúcar no período (avanço de 92,4%).
“Em linha com o guidance de produção para a safra, anunciado em junho, a companhia vem direcionando o mix de produção para o açúcar, dada a melhor rentabilidade do produto em relação ao etanol”, disse a São Martinho, que processou 10 milhões de toneladas de cana no período.
Ainda assim, o mix de produção favoreceu o etanol, com 53% –embora em nível menor que os 59% vistos em igual período do ano passado.
A empresa, cuja produção de açúcar totalizou 596 mil toneladas (+36,7%), disse que a queda nos preços internacionais do adoçante foi compensada pela valorização do dólar frente ao real, que manteve os valores “superiores ao período pré-pandemia, com um prêmio significativo”.
Aproveitando-se do cenário, em 30 de junho a companhia havia fixado preços de 801 mil toneladas de açúcar da safra 2020/21, o equivalente a 95% da cana própria. Para a safra seguinte, o “hedge” somava 320 mil toneladas.
Para o etanol, a São Martinho disse acreditar em um cenário “construtivo” ao longo da safra atual, depois da queda significativa da demanda por combustíveis em função do isolamento social causado pela pandemia de coronavírus.
Com a reabertura em andamento, a empresa vê uma retomada gradativa na demanda pelo produto. A fabricação de etanol pela companhia no primeiro trimestre da safra 2020/21 totalizou 406 milhões de litros (+6,3%).
A São Martinho reportou ainda um crescimento de 78,9% no fluxo de caixa operacional em relação ao primeiro trimestre de 2019/20, a 299 milhões de reais.
(Por Gabriel Araujo)