Soja sobe em Chicago com foco no clima do Brasil e demanda de exportação dos EUA

Publicado em 28 nov 2023, às 19h04.

 Os contratos futuros da soja negociados em Chicago subiram mais de 1% nesta terça-feira, devido a preocupações de que as condições climáticas adversas tenham afetado as plantações no Brasil, enquanto o mercado também recebeu suporte de uma nova rodada de vendas privadas pelos exportadores dos EUA.

O trigo de Chicago também subiu mais de 2%, recuperando-se das mínimas da segunda-feira, enquanto o milho caiu devido à grande oferta.

O contrato janeiro da soja saltou 16,75 centavos, fechando a 13,465 dólares por bushel. A soja foi apoiada pelas condições climáticas no Brasil, que estão ameaçando as colheitas, já que um recente período de chuvas não diminuiu as preocupações com o clima quente e seco nas principais áreas de cultivo.

“Para a soja, o mercado pode estar um pouco sobrevendido e há incertezas relacionadas ao clima nas áreas do norte do Brasil e da Argentina”, disse Bill Lapp, da Advanced Economic Solutions.

Os agricultores brasileiros devem colher 155 milhões de toneladas de soja no ciclo 2023/24, 10 milhões de toneladas abaixo das expectativas iniciais, depois que uma seca afetou os agricultores do Estado de Mato Grosso, disse um consultor da MB Agro nesta terça-feira.