PARIS (Reuters) – A consultoria Strategie Grains voltou a reduzir nesta quinta-feira sua estimativa para a produção de trigo soft da União Europeia e Reino Unido neste ano, com as safras menores da França e sudeste da Europa ofuscando os aumentos projetados para a Polônia e países do Báltico.

Em seu relatório mensal sobre cereais, a companhia francesa reduziu sua projeção para a safra da UE e Reino Unido para 128 milhões de toneladas, 13% abaixo das estimativas de 147,2 milhões de toneladas para a safra 2019.

A Strategie Grains diminuiu suas previsões para a produção de trigo soft em todos os meses desde dezembro, quando publicou a estimativa inicial de 140,5 milhões de toneladas.

Assim como outras consultorias, a empresa levou em consideração as condições chuvosas no outono e inverno (do Hemisfério Norte), que afetaram o plantio, e o tempo seco na primavera, que prejudicou os rendimentos.

A firme queda na produção deve fazer com que as exportações da UE também recuem, após um volume recorde em 2019/20.

A Strategie Grains reduziu sua estimativa para os embarques de trigo soft pelo bloco e Reino Unido na temporada para 23,1 milhões de toneladas, ante 25,3 milhões de toneladas vistas anteriormente. O volume fica 12,5 milhões de toneladas abaixo do embarcado na última temporada.

(Reportagem de Gus Trompiz e Forrest Crellin)