Por P.J. Huffstutter
CHICAGO (Reuters) – A tempestade “derecho” possivelmente impactou cerca de 10 milhões de acres (4 milhões de hectares) de áreas agrícolas de Iowa na segunda-feira, além de milhões de bushels em armazéns de grãos, disse o secretário de Agricultura do Estado, Mike Naig, em uma entrevista coletiva nesta terça-feira.
As estimativas iniciais apontam para perdas equivalentes a dezenas de milhões de bushels em silos para o armazenamento comercial de grãos, bem como em silos mantidos por produtores nas fazendas, segundo Naig.
Ele disse que as estruturas foram impactadas, destruídas ou severamente danificadas pela tempestade.
As perdas com silos antes da colheita do outono (do Hemisfério Norte) podem fazer com que alguns agricultores enfrentem dificuldades para encontrar espaços de armazenamento para seus grãos, acrescentou o secretário.
Ainda não se sabe quanto da safra de milho de Iowa resultará em produção viável nesta temporada, e é muito cedo para especificar o valor dos danos à safra e a todo o setor agrícola do Estado, disse Naig.
Agrônomos afirmam, porém, que é tarde demais para que agricultores replantem o cereal, já que a colheita costuma ter início em setembro ou outubro.