Ajuda humanitária é enviada de Londrina para desabrigados no Sudoeste
O Corpo de Bombeiros e a Coordenadoria da Defesa Civil da Região de Londrina enviaram 266 colchões e 269 kits dormitórios e higiênicos para os desabrigados pelas chuvas, que castigaram o Sudoeste do Paraná nesta semana.
O kit higiênico possui pasta de dente, escova e sabonete. Já o dormitório tem travesseiro, lençol e cobertor para as pessoas desalojadas.
Até o momento, segundo a Defesa Civil do Estado, são 4.567 pessoas diretamente afetadas, 155 casas ainda danificadas e 1.285 desalojados, além de duas crianças que continuam desaparecidas em Pato Branco após o carro em que estavam ser levado por uma corrente de água. Uma criança foi localizada nesta manhã, mas a identificação ainda não foi confirmada.
Em Francisco Beltrão, a Defesa Civil retirou pessoas de 25 casas em um bairro que apresenta vulnerabilidade frente a deslizamentos de terra e algumas famílias da região de Itapejara d’Oeste e Coronel Vivida foram orientadas a deixar suas casas com o limite máximo atingido na Central Geradora Hidrelétrica Chopim I, da Copel.
Segundo o Simepar, nesta quarta-feira (12) as chuvas perderam força e foram bem menos intensas do que no começo da semana. De acordo com o instituto, choveu 1,6 mm em Clevelândia, 0,8 mm em Pato Branco, 0,6 mm em Dois Vizinhos, 0,4 em Marechal Cândido Rondon, 0,4 mm em Planalto e a estação de Francisco Beltrão não registrou precipitação, diferente dos mais de 200 mm acumulados de segunda e terça.