Cascavel ainda tem mais de 2 mil imóveis sem luz por causa do temporal
Aproximadamente 2.300 imóveis ainda estão sem energia elétrica na região oeste do Paraná, neste sábado (10). O problema foi gerado pelo forte temporal que atingiu a região na tarde de sexta-feira (9) e deixou muitos estragos, com alagamentos, árvores arrancadas, telhados voando e torres de altas tensão retorcidas. Logo após o temporal, quase 25 mil imóveis ficaram sem energia elétrica.
- Leia também:
Conforme a Copel, o sábado amanheceu com 2.975 consumidores ainda desligados em toda a região Oeste. Ao meio-dia, o boletim da companhia informava exatamente 2.344 consumidores sem luz, ou seja, pouco mais de 600 religamentos realizados em cerca de cinco horas de trabalhos da Copel.
As localidades mais afetados na manhã deste sábado são Cascavel, com 860 desligados, Santa Helena, com 390, e Guaraniaçu, com 313. No primeiro boletim emitido pela Copel, às 7h, a previsão é de que tudo fosse restabelecido até o final deste sábado. No entanto, no boletim divulgado ao meio-dia, já não havia mais previsão de normalidade total.
Mais de 250 profissionais da Copel estão mobilizados desde a tarde de sexta para restabelecer a energia. Uma das principais dificuldades encontradas pelas equipes é o fato de os danos à rede estarem espalhados por diversas localidades, especialmente na área rural, totalizando cerca 250 serviços emergenciais a serem atendidos.
Prejuízos
Um dos municípios mais devastados pelo temporal foi Nova Santa Rosa. Em poucos minutos, as rajadas de vento arancaram uma árvore pela raiz, na Avenida Santo Cristo. Galhos menores caíram em cima de um carro, estacionado no pátio de uma empresa.
O telhado de um comércio de artefatos de cimento cedeu. Um prédio residencial na Rua Toledo e uma indústria na região tiveram os telhados arrancados, assim como diversas residências passaram por destelhamento. Na PR-491, saída para Maripá, postes ficaram pendurados pelos fios, interditando meia pista.
Veja como ficou a cidade de Nova Santa Rosa:
Em Cascavel, diversas ruas precisaram ser interditadas por causa dos fios de energia que caíram das torres de transmissão de energia, como na Avenida das Torres, no bairro Parque Verde. Conforme a Defesa Civil da cidade, 70 casas e seis Centros Municipais de Educação infantil (CMEI) ficaram destelhados. A Defesa Civil faz uma força tarefa para tentar consertar as escolas, para que as crianças não fiquem sem aula na segunda-feira.
A falta de energia afetou até mesmo o abastecimento de água, que continua interrompido nos bairros Brasília, Clarito, Florais do Paraná e Floresta. Com a falta de luz, estação elevatória de água do Bairro Consolata está sem funcionar e não há previsão de quando o abastecimento será normalizado.
Fios das torres de alta tensão estão caídos na Avenida das Torres, no bairro parque Verde, em Cascavel, o que está gerando a interdição de ruas. (Foto: Rafaela Schuinka / RICtv) Fios das torres de alta tensão estão caídos na Avenida das Torres, no bairro parque Verde, em Cascavel, o que está gerando a interdição de ruas. (Foto: Rafaela Schuinka / RICtv)