Deserto da Arábia Saudita fica coberto de neve pela primeira vez na História

Publicado em 8 nov 2024, às 16h38. Atualizado às 16h36.

Os moradores da região de Al-Jawf, na Arábia Saudita, presenciaram, no último domingo (3), uma cena histórica. As dunas douradas do deserto de Al-Nafud estavam brancas. Afinal, pela primeira vez, foi registrada queda de neve na área desértica, de acordo com o “Khaleej Times”.

Imagens mostram o deserto árido transformado em um ambiente de inverno totalmente inesperado, com flocos de neve ainda caindo. Até camelos foram vistos andando calmamente na camada de gelo que cobria a areia.

Dessa maneira, por ser um evento inesperado e histórico, muitas pessoas pararam para acompanhar o fenômeno, descendo de seus carros para tocar na neve.

Deserto na Arábia Saudita neva pela primeira vez – Foto: Reprodução/X

A temperatura no deserto de Al-Nafud pode chegar a 55 graus em alguns locais, o que fez com que a neve fosse ainda mais surpreendente. De acordo com a imprensa local, na última segunda-feira (4), chuvas fortes e tempestades de granizo caíram na região.

Segundo o Centro Nacional de Meteorologia dos Emirados Árabes Unidos, o fenômeno surgiu de uma área de baixa pressão no Mar Arábico.

No entanto, apesar da precipitação de neve, a temperatura média na região vai aumentar. Dessa forma, pode acarretar em padrões climáticos cada vez mais extremos, na visão dos especialistas.

O deserto não foi o único local com clima incomum. Afinal, de acordo com o “Firspost”, Riad, capital da Arábia Saudita, sofreu com chuvas fortes e inundações durante a semana.