Geada, neve e chuva congelada: quando e porquê estes fenômenos acontecem
Os termômetros já começaram a marcar baixas temperaturas na maior parte do Brasil, e no Paraná já foram registrados alguns fenômenos de inverno como neve. De acordo com Samuel Braun, meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR), a geada, neve e chuva congelada são fenômenos que precisam de frio intenso para acontecer, com temperaturas do ar abaixo de 5°C. O RIC Mais conversou com o meteorologista para explicar quando e porquê estes fenômenos climáticos acontecem.
- Leia também:
Qual a diferença entre geada, neve e chuva congelada?
- Geada
A geada acontece em situações de céu claro, sem vento, o orvalho se forma sobre a planta e há seu congelamento, por isso forma a camada branca sobre as plantas ou objetos.
- Neve
A neve acontece quando toda a camada em que a gota precisa percorrer entre a base da nuvem e a superfície for abaixo ou muito perto de 0°C.
- Chuva congelada
A chuva congelada acontece quando parte desta camada está com a temperatura acima de 0°C, com isso ocorre o derretimento e esta gota chega em forma de gelo (chuva congelada) ou líquido (chuva). A chuva congelada é como se fosse um granizo, só que bem pequeno, que pipoca ao chegar à superfície.
Ainda de acordo com o especialista, em muitos casos a neve e a chuva congelada ocorrem ao mesmo tempo. Este fenômeno climático ocorreu recentemente na cidade de Palmas. No momento da neve, os termômetros da região marcavam 3,5°C.