Londrina registra quase 300 raios em apenas quatro horas durante tempestade
Pelas janelas e sacadas, a força da natureza chamou a atenção dos londrinenses durante a tempestade da noite desta segunda-feira (17). O espetáculo dos raios no céu foi acompanhado com misto de curiosidade e medo por quem estava seguro dentro de casa.
Segundo o Simepar, os sensores registraram 288 raios em um período de aproximadamente quatro horas entre às 20h e meia-noite em um raio de 10 km a partir da estação meteorológica instalada em Londrina.
O fenômeno foi registrado pelos londrinenses que mandaram vídeos para o Grupo RIC. Apesar de chamar atenção da população, o meteorologista do Simepar Reinaldo Kneib afirmou que a incidência de raios é comum, principalmente na primavera.
“Em uma hora de tempestade pode ser registrado 1 mil raios. Então, a chuva de segunda-feira com raios foi normal”, explicou.
- Leia mais
Kneib também comentou que as tempestades com essas características são formadas por conta da umidade no ar e o calor na atmosfera, que formam as nuvens de tempestade. A previsão é que até sexta-feira (21) o clima segue propício para a formação de novos temporais na região de Londrina e no norte do Paraná.
O monitoramento das descargas elétricas é feito por sensores instalados em várias regiões em todo o Brasil, 24 horas por dia.