Paraná tem alerta laranja para queda de temperatura e formação de geadas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na tarde desta sexta-feira (29), um alerta laranja para queda de temperatura em todo o Paraná, válido até às 23 horas de sábado (30). A previsão é de um declínio maior que 5ºC, com risco à saúde.
Segundo o Inmet, a queda de temperatura deve afetar o Norte Pioneiro, Norte Central, Centro Oriental, Noroeste e o Oeste paranaense, além da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
- Confira: Frente fria faz temperaturas despencarem e mínimas podem chegar a 3ºC no Paraná; veja cidades
Alerta para formação de geadas
Um alerta para a formação de geadas foi emitido pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), também nesta sexta. Segundo o Simepar, o amanhecer de sábado será muito frio, por conta do estabelecimento de uma forte massa de ar seco e frio sobre o Paraná – condição que favorece a formação de geadas, principalmente entre parte do Oeste, Sudoeste, Centro-sul, Campos Gerais e RMC.
Em grande parte dessas regiões, as geadas deverão ser de fraca intensidade. No entanto, no Centro-Sul, ela pode ter intensidade moderada, conforme o Simepar.
No domingo (31), a massa de ar frio continua atuando sobre o estado, mas já apresenta indícios de enfraquecimento. Com isso, o amanhecer ainda será frio, mas com temperaturas mais elevadas em comparação ao sábado. As condições atmosféricas favoráveis à ocorrência de geadas deverão se concentrar sobre o Centro-sul, com expectativa de que sejam de fraca intensidade.
Na segunda (1°), as temperaturas continuam mais altas, inclusive no amanhecer. Não há previsão de geadas.
O meteorologista Reinaldo Olmar Kneib afirma que, no final da tarde desta sexta, a massa de ar seco já tomava conta de todas as regiões paranaenses.
“Além disso, as temperaturas máximas registradas hoje foram bem diferentes dos últimos dias, isto é, o calor já é passado. E logo ao anoitecer haverá o declínio acentuado das temperaturas, pois a intensa massa de ar frio vai se estabelecer sobre o Estado no decorrer do sábado”,
explica o meteorologista.
Ainda conforme Kneib, a passagem da frente fria causou chuvas em todas as regiões, mas o volume registrado foi baixo, com exceção de algumas cidades do Centro-sul. No Litoral e extremo Norte, na divisa com São Paulo, houve apenas registro de chuva traço.